Cidades

ex-professora

Idosa chinesa acorda de <br>coma falando inglês fluente

Idosa chinesa acorda de <br>coma falando inglês fluente

Redação

04/02/2015 - 12h23

Uma idosa chinesa de 94 anos causou surpresa nos médicos e na família após acordar de um coma de duas semanas falando somente em inglês, tendo esquecido sua língua nativa. As informações são do Daily Mail.

Liu Jieyu estava inconsciente depois de sofrer um tipo de acidente vascular cerebral chamado de infarto cerebral. Quando acordou, teria perguntado em inglês fluente “Onde eu estou? O que está acontecendo?”. Os médicos ficaram ainda mais confusos quando perceberam que Jieyu, que é professora aposentada de inglês há mais de 30 anos, havia perdido sua capacidade de falar chinês completamente.

“Eu não me lembro de atender um caso assim antes. Mas acreditamos que, aos poucos, ela recupere sua capacidade de falar em sua língua nativa. Supomos que a área cerebral responsável por essa habilidade foi danificada, mas as células podem se reparar; esperamos ver, pelo menos, alguma melhora”, explicou o médico Tao Hou, responsável pelo caso.

Apesar da idosa ter causado comoção internacional, outros casos parecidos já aconteceram, como um australiano chamado Bem McMahon, que acordou falando em mandarim depois de sofrer um acidente de carro, e uma menina de 13 anos da Croácia que começou a falar em alemão. O problema, aliás, já recebeu estudos recentes e foi chamado de “síndrome do sotaque estrangeiro”. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).