Cidades

Rio Grande do Sul

Presos ordenam mortes e ouvem execuções pelo celular

Presos ordenam mortes e ouvem execuções pelo celular

Redação

09/02/2015 - 12h15

O Ministério Público deflagrou, nesta segunda-feira, a operação Kommunication, que desarticulou uma quadrilha que ordenava execuções e outros crimes de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), considerada a unidade mais segura do Estado do Rio Grande do Sul. Cerca de R$ 300 mil eram movimentados semanalmente pelos criminosos, que ainda pediam para ouvir pelo celular as execuções ordenadas.

"Nas galerias, o 4G 'bomba' na Pasc. Na administração não funciona celular”, contou o promotor Ricardo Herbstrith, da Especializada Criminal de Porto Alegre, responsável pelas investigações, explicando como as coisas funcionam no presídio. “Era muito fácil. Chegava a ter entrada de 20, 25 telefones por vez na penitenciária, que é a mais segura que temos no Estado, que tem scanner, raio-x, detector de metal. Qualquer um que vai passar por lá tem que passar por tudo isso”, completou, inconformado com o que viu.

Os criminosos pertencem  a uma quadrilha conhecida como Manos, gangue atuante na região metropolitana, que já atingiu a maturidade de uma verdadeira facção criminosa, inspirada no Primeiro Comando da Capital (PCC), com aproximadamente 450 integrantes, segundo apurou a investigação.

“A investigação é consequência de uma investigação anterior que tivemos no Presídio Central de Porto Alegre, com apreensão de drogas”, explicou o promotor, dizendo ainda que alguns dos presos foram transferidos da cidade com a desocupação parcial do presídio. Nesta segunda-feira, dez homens foram detidos, sendo que cinco já cumpriam pena na Pasc e outros cinco estavam em liberdade.

“Me chama atenção a naturalidade com que eles ordenam mortes, com que traficam armas, com que tentam 'tomar de assalto' o morro Santa Marta, em São Leopoldo. É impressionante. As ordens de execuções, frias e tranquilas, são em um nível assustador”, afirmou Herbstrith. 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).