Cidades

DIA DA MULHER

Para evitar novas tragédias, poder público promete agir

Objetivo é que casos como o de Cira, ocorrido há mais de um ano, não voltem a acontecer

Redação

08/03/2015 - 00h00

Exemplo de garra e força feminina, Cira Higina da Silva, 46 anos, foi transferida ontem para o Hospital de Câncer Alfredo Abraão, em Campo Grande. A dona de casa ficou internada por um mês no Hospital Universitário, após sentir dores na perna. Os médicos tiraram um nódulo do local e encaminharam para a biópsia. A suspeita é de que o tumor tenha surgido após a série de violência que sofria dentro de casa, das mãos do próprio marido. 

Na residência dos avós, os quatro filhos aguardam notícias de melhora no quadro de saúde da mãe. Cira e as crianças ficaram conhecidas nacionalmente em dezembro de 2013, quando conseguiram liberdade após 22 anos de cárcere privado em uma casa no Jardim Aero Rancho. A mulher sofria agressões diárias, apresentava marcas de agressão pelo corpo, perdeu os dentes da frente e era obrigada a manter relações sexuais com o marido, além de viver em condições insalubres, sem ter ao menos água encanada. O pedreiro Ângelo da Guarda Borges, 58 anos, foi preso em flagrante  e continua cumprindo pena por cárcere privado, ameaça e lesão corporal. 

“Esse homem é o culpado de tudo que aconteceu. Só Deus para ter misericórdia. É terrível imaginar tudo que ele causou e tem causado a ela. Não sei o que vou fazer agora”, conta o pai de Cira, Adão Sabino da Silva, 72 anos. Segundo ele, desde que conseguiu liberdade, a filha reclamava de dor em uma das pernas. “Ele torceu a perna dela e agravou o problema no nervo. Lá dentro deu uma infecção e agora virou câncer”, desabafou. 

Ações
Para que novas vítimas não tenham o mesmo histórico e futuro de Cira, o poder público inicia uma força-tarefa pela segurança da mulher. Além da inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, no início do mês passado, a 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher foi criada neste mês. Outro serviço que também foi anunciado pela prefeitura e que deve sair do papel em breve é o “botão de pânico”, que alerta a polícia da aproximação de potenciais agressores de suas vítimas. Tudo por meio de um aplicativo de celular.

A reportagem de Gabriela Couto está na edição deste domingo (08) do jornal Correio do Estado.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).