Cidades

Sem informação

Transparência do Ministério Público de MS é a pior do Brasil

Ranking do CNMP mostra que portal não oferece ferramentas suficientes de acesso aos dados

Redação

05/05/2015 - 09h02

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) é o pior do País no que se refere aos seus mecanismos de transparência, segundo relatório feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No relatório geral, ele fica à frente apenas do órgão no Acre, mas quando se analisam os itens de execução orçamentária e financeira e licitações, contratos e convênios, o MPE-MS está em último lugar no Brasil. No quesito transparência em gestão de pessoas, o órgão é o segundo pior, ficando à frente apenas da Paraíba. 

O “transparentômetro”, como o conselho denominou a verificação dos portais, avaliou o atendimento de 209 itens para formar um ranking de 31 instituições, entre as quais, o sistema de transparência do próprio CNMP, do Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho, além dos aparelhos dos 26 estados e do Distrito
Federal.

No alto do ranking, estão os órgãos de Roraima, do Paraná e o Conselho Nacional em terceiro. Mato Grosso está na quinta posição e o Ministério Público Federal na 13ª.  Mato Grosso do Sul atendeu a, apenas, 48 dos 209 itens avaliados como necessários para cumprimento da Lei da Transparência de forma plena e acessível, em três áreas principais: informações de execução orçamentária e financeira; licitações, contratos e convênios; e gestão de pessoas, esta última sendo a mais problemática no órgão, com 86% dos itens de transparência não atendidos.

A reportagem de Lairtes Chaves está na edição desta terça-feira (5) do jornal Correio do Estado.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).