Professores, estudantes e pais de alunos fizeram uma manifestação nomeada Ação Cidadã na manhã desta sexta-feira (15), em Três Lagoas (MS), como forma de chamar a atenção de autoridades quanto a falta da estrutura interna e a segurança da Escola Estadual Luiz de Carvalho. Cerca de 600 pessoas participaram.
De acordo com Flodoaldo Moreno Junior, diretor da escola Luloca, como também é conhecida, desde que foi inaugurada, em abril de 2014, não foram instalados freezers, fogão e nem bebedouro com água filtrada e refrigerada. “Os alunos saem de uma aula de educação física e não tem uma água gelada para beber e a merenda acaba prejudicada porque não podemos estocar alimentos pela falta de um freezer. Temos apenas uma geladeira pequena e um fogão emprestados”, destacou.
A escola foi construída na rua Antônio Pinelli, bairro Santa Luzia e conta com mil alunos. Segundo Junior, a estrutura do prédio é boa, conta com ar condicionado em todas as salas e quadros de última geração, porém, vem sendo danificada por vândalos. Desde que foi inaugurada a escola já foi invadida sete vezes. “Furtaram materiais escolares, cadeiras e até mesmo comida”, disse destacando que os alunos ganharam novos computadores, mas até agora eles não foram instalados porque a direção teme que eles sejam furtados.
A falta de livros também vem comprometendo o aprendizado dos alunos. De acordo com o diretor, o Estado se comprometeu a mandar livros apenas em 2017.
Ele destaca também que já procurou a SED (Secretaria Estadual de Educação), mas ainda não recebeu retorno.