A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica, juntamente com equipe do Comando de Policiamento do Bolsão (COB) da Polícia Militar de Chapadão do Sul, apreendeu neste domingo (21), 860 canários peruanos que eram transportados em veículo para serem comercializados. Duas pessoas foram detidas.
Segundo o site Dourados News, os policiais militares realizavam bloqueio na rodovia BR 060, em Paraíso das Águas (MS), quando abordaram um veículo Toyota Corolla, conduzido por um rapaz de 25 anos. Durante vistoria, os militares descobriram as aves, que estavam em pequenas gaiolas dentro de bolsas, no porta-malas do carro. Uma mulher, que fazia o trabalho de batedora em outro carro também foi abordada. Ambos foram detidos e os materiais apreendidos.
De acordo com o site, o condutor de 25 anos e a mulher de 45 anos, foram encaminhados juntamente com as aves silvestres apreendidas para a delegacia de Polícia Civil de Paraíso das Águas. A mulher, que era reincidente na mesma prática de crime, assumiu ser proprietária de tudo e confessou à polícia que levaria os pássaros para Brasília, onde seriam comercializados.
Ainda segundo a reportagem, a PMA aplicou multa no valor de R$ 430 mil contra os traficantes. Eles também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de três meses a um ano de detenção. As aves foram entregues ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.