Cidades

MEIO AMBIENTE

Balanço do Fundo Amazônia é positivo, diz Izabella Teixeira

Projetos são voltados para prevenção e combate ao desmatamento

Redação

14/09/2015 - 22h00
Notícia sem imagem

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, considerou “extremamente positivo” o balanço da primeira fase da parceria com o governo da Noruega no Fundo Amazônia, instrumento criado em 2008 para promover projetos voltados para prevenção e combate ao desmatamento, e o uso sustentável das florestas no bioma.

Em entrevista, no Rio, depois de reunião de trabalho com a ministra norueguesa do Clima e do Meio Ambiente, Tine Sundtoft, na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do fundo, Izabella Teixeira disse que o Fundo Amazônia se consolida como um instrumento importante nas políticas implementadas pelo governo brasileiro em relação ao combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e, também, ao uso de recursos para prevenir ações de desmatamento.

A prática do chamado "desmatamento evitado" – ou 'REDD plus' (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação das Florestas) – deverá ser adotada formalmente na Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (COP21), que ocorrerá em Paris, França, entre 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano, destacou a ministra Izabella. Ela lembrou que, em dezembro do ano passado, na Conferência de Clima em Lima, Peru, foram apresentadas as contribuições do Fundo Amazônia para a preservação de outros ativos florestais nos países da Bacia Amazônica.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).