Cidades

STF

PT avalia processar ministro do STF Gilmar Mendes

PT avalia processar ministro do STF Gilmar Mendes

Redação

21/09/2015 - 06h44

O PT avalia entrar com ação judicial contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota divulgada nesta quinta-feira, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, diz que a direção da legenda repele as
acusações que o magistrado fez contra a sigla nessa quarta-feira, na apreciação da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) interposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no STF contra o financiamento de empresas às campanhas eleitorais.

"Ontem, o desvario do ministro estendeu-se até o ponto de vislumbrar uma conspiração da OAB em conluio com o PT para proscrever o financiamento empresarial", diz o comunicado. Falcão lembra que Mendes pediu vistas do processo por mais de um ano. O presidente nacional do PT recorda que, em 2014, a agremiação já interpelou judicialmente o ministro do STF em razão "de declarações caluniosas desferidas contra o partido".

Falcão destaca que Mendes "falta com a verdade quando atribui ao seu partido o oportunismo na decisão de condenar o financiamento empresarial". O presidente nacional petista complementa: "Todos sabem  que a defesa do financiamento público e, portanto a proibição do financiamento empresarial das campanhas eleitorais, é uma bandeira histórica do PT, mais do que isso, o PT, em conjunto com centenas de entidades democráticas, luta pela realização de uma verdadeira reforma política, através de uma Assembleia Constituinte convocada exclusivamente para esta finalidade".

O texto do partido diz ainda que a série de "impropérios assacada por Mendes durante as longas horas que durou seu voto ofende até os demais ministros da Suprema Corte". "Infelizmente, esses destemperos anti-PT têm se tornado usuais nas falas do ministro, tanto na sessões do STF quanto nas entrevistas aos mais diversos meios de comunicação." Por isso, a legenda não descarta em interpelar judicialmente Mendes e diz que aguarda apenas a transcrição da sessão desta quarta-feira no Supremo Tribunal para avaliar novas ações contra ele.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).