Com frequência os animais que vivem na Lagoa Maior, em Três Lagoas, ganham destaque nas redes sociais e nos jornais por serem flagrados por moradores da cidade. Responsável por muitas dessas imagens que rodam o Estado, o jornalista Ricardo Ojeda flagrou um dos registros mais impressionantes nesta segunda-feira (23): um jacaré se alimentando com uma capivara.
Segundo Ojeda, no momento da foto, com a aglomeração das pessoas o animal que devorava tranquilamente a presa se afastou e, com a capivara presa entre os dentes, mergulhou e só retornou para fora da água em uma parte mais ao centro da lagoa.
Atualmente há catalogado na lagoa uma população de 150 capivaras e 15 jacarés, sendo cinco adultos e 10 de tamanho médio. Cobras da espécie sucuri também já foram encontradas na região. De acordo com a secretaria do meio ambiente, a presença dos jacarés na Lagoa é importante para manter a quantidade de capivaras do local, já que essa espécie de roedor se reproduz muito rápido.
Ricardo Ojeda sempre faz imagens raras do local. Todos os dias ele caminha na Lagoa, pelo menos três voltas, duas para sua saúde e uma para captar as melhores imagens. “Eu adoro fazer isso, é mais que um trabalho é um hobe, uma inspiração e gosto de compartilhar com os outros colegas de profissão inclusive, mais do que divulgar meu trabalho, é dar acesso para que outras pessoas também tenham essas visões de Três Lagoas”, disse
Essa rotina já lhe rendeu um acervo de fotografias únicas do local, como a vez em que o Jacaré foi encontrado desfilando na pista de saúde da Lagoa ou quando uma sucuri foi encontrada pelas pessoas que caminhavam no local. “Meu acervo é grande porque é diário, então tenho fotos de inúmeros pássaros e poses das capivaras e jacarés”, disse.