Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Miranda possuem mais de 500 desabrigados em decorrência da chuva intensa em Mato Grosso do Sul. A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), visita nesta segunda-feira (18) a região onde serão entregues cerca de 200 cestas básicas, além de kits de higiene, limpeza e colchões.
Com casas inundadas desde dezembro, Dois Irmãos do Buriti teve pontes e estradas danificadas na área urbana, rural e de acesso a comunidades indígenas. O decreto de situação de emergência foi publicado no início de janeiro.
Em Aquidauana, o rio de que dá nome ao município elevou-se em dez metros na semana passada forçando a retirada de 25 famílias do Bairro Guanandy. Mesmo com a redução do nível da água, hoje em 8,44 metros, a Defesa Civil não estima prazo de retorno dos moradores. A prefeitura ainda estuda a possibilidade de decretar situação de emergência.
Miranda, por sua vez, possui 12 famílias desabrigadas e o nível do rio chegou também na semana passada a 6,95 metros, ultrapassando o nível de alerta de 6,58 metros. Hoje, segundo a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 7,51 metros.
EMERGÊNCIA
Em decorrência da chuva intensa, desde dezembro, 28 municípios decretaram situação de emergência no Estado. Pontes e rodovias foram destruídas contabilizando prejuízo superior a R$ 200 milhões.
Integram a lista Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Juti, Aral Moreira, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Carapã, Vicentina, Taquarussú, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Ivinhema, Campo Grande, Batayporã, Caracol e Fátima do Sul.