Cidades

BRASIL

Em 18 anos de Código, mortes no trânsito aumentam 40%

Em 2015, foram registradas mais de 13 milhões de infrações no território brasileiro

Redação

21/01/2016 - 08h46

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 18 anos de vigência amanhã (22). Neste período no decorrentes de acidentes de trânsito, no Brasil, aumentaram 40%, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Números indicam, ainda, que desde que entrou em vigor, a frota de automóveis em circulação no país cresceu 275%.

Embora o número seja alarmante, sem a vigência do CTB a tendência, segundo os técnicos do Denatran, seria ter total de vítimas ainda maior, levando-se em consideração o crescimento de veículos em circulação.

Dados do Denatran apontam, ainda, que em dezembro de 2015 o número de veículos nas vias urbanas e nas estradas no país era de 90.606.936. A região sudeste concentra a maior parte da frota brasileira. O destaque fica por conta de São Paulo que, atualmente, possui mais de 26 milhões de veículos em circulação, sendo cerca de 16 milhões, automóveis.

Um dos efeitos desse crescimento da frota é o aumento do número de infrações, o que coloca em risco a segurança nas ruas e estradas em todo o país. Em 2015, foram registradas mais de 13 milhões de infrações no território brasileiro. Em 2014, o número ultrapassou pouco mais de 8 milhões. O excesso de velocidade é a principal infração cometida pelos condutores.

 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).