Cidades

Trabalho Escravo

Refém de denúncia, combate aumenta e resgates saltam 316%

Em 2015, fiscais resgataram 25 trabalhadores em MS

Redação

06/03/2016 - 05h00

São 5h da manhã de um inverno na pequena Anastácio – a 134 quilômetros de Campo Grande –, município com cerca de 24 mil habitantes. Na zona rural, um grupo de 16 trabalhadores já está em pé e disposto a colher 85 hectares de feijão, mas a noite de sono não foi das mais revigorantes. Alojados em barracos de lona sob árvores e ao lado de um córrego com um metro de leito, dormiram em tarimbas (camas construídas com galhos de árvores), redes ou no colchão repousado sobre a terra batida.

O grupo voltara da roça por volta das 16h da tarde anterior. Os homens tomaram banho diretamente no córrego; as mulheres, em um cercadinho de lona, com canecos abastecidos pelo fio d´água. Alguns foram satisfazer suas necessidades fisiológicas, que, na ausência de um banheiro, acontecia em meio à vegetação que rodeava o acampamento. A água que saciava a sede ou que cozinhava o arroz vinha do mesmo regato em que se banhavam. Sem carteira assinada, receberiam R$ 150 para cada hectare de feijão colhido, de uma área total equivalente a 85 campos de futebol. Se finalizado, o serviço renderia cerca de R$ 800 para cada trabalhador.

A rotina foi a mesma durante cerca de um mês até serem flagrados por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), em setembro do ano passado. O empregador foi autuado por submeter o grupo à condições análogas às de escravo, em situação degradante de trabalho, que, de acordo com o artigo 3º da instrução normativa nº 91/2011, aglutina “todas as formas de desrespeito à dignidade humana pelo descumprimento aos direitos fundamentais da pessoa do trabalhador, notadamente em matéria de segurança e saúde e que, em virtude do trabalho, venha a ser tratada pelo empregador, por preposto ou mesmo por terceiros, como coisa e não como pessoa”.

Reportagem de Jones Mário está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).