A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina amanhã (20) e em Três Lagoas já não é possível encontrar doses da vacina na rede pública de saúde. Nos três postos procurados pela reportagem, o estoque havia esgotado.
No município, a meta é imunizar pouco mais de 25,2 mil pessoas do grupo prioritário. A Secretaria Municipal de Saúde ainda contabiliza os dados de imunização. No entanto, ao contrário dos anos anteriores, a campanha não foi aberta a todo população.
O surto de gripe no restante do país fez aumentar a procura pela vacina por parte do público alvo e não sobrou para o restante da população. No ano passado, a meta era imunizar 22 mil pessoas, aproximadamente, mas a campanha não atingiu a meta.
Em Três Lagoas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, foram notificados 15 casos suspeitos da doença neste ano. Três deles foram confirmados, 11 deram negativo e um aguarda exame laboratorial. Na última semana, foram dois novos casos registrados, sendo um confirmado através de exames laboratoriais.
A cidade é a terceira com maior número de mortes em decorrência da doença no MS. Em todo o Estado, foram registradas 20 mortes por H1N1 neste ano. Sete dele em Campo Grande, quatro em Naviraí e duas em Três Lagoas.