Cidades

BARRAGENS

Samarco fraudou documentos ao pedir licença de barragem, aponta Promotoria

Samarco fraudou documentos ao pedir licença de barragem, aponta Promotoria

Redação

11/06/2016 - 14h30
Notícia sem imagem

A Samarco fraudou documentos ao pedir licenciamento para a barragem de Fundão, diz o Ministério Público de Minas Gerais em três denúncias que acusam a mineradora, o ex-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, e mais nove pessoas de crime ambiental.

Segundo a Promotoria, a barragem localizada em Mariana (MG) também não tinha licença ambiental para receber rejeitos de minério da Vale, dona da Samarco junto à anglo-australiana BHP Billiton. Cálculo da Polícia Federal aponta que 28% da lama jogada em Fundão em 2014 era da Vale.

As denúncias foram aceitas pela Justiça de Minas Gerais na quinta-feira (9) e transformou a empresa e as dez pessoas, oito da Samarco e duas da consultoria VogBR, em réus. A informação foi divulgada primeiro pelo "Jornal Nacional", da TV Globo.

A VogBR foi responsável pelo último atestado de estabilidade de Fundão. "[A VogBR] omitiu informações em estudos submetidos ao licenciamento ambiental", afirmou o promotor Mauro Ellovitch, um dos integrantes da força-tarefa que apura irregularidades que levaram ao rompimento da barragem.

Fundão ruiu em 5 de novembro, matou 19 pessoas, soterrou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou um rastro de destruição que chega ao litoral do Espírito Santo, a 600 km de distância.

Procurada, a Samarco ainda não se manifestou. A defesa da VogBR disse que não teve acesso à acusação ainda e precisa entender o conteúdo dela para se manifestar.

DENÚNCIAS
Segundo a Promotoria, a Samarco levou os órgãos ambientais a erro por ter omitido as informações sobre a deposição de rejeitos de minério da Vale em Fundão.

A companhia também teria omitido condicionantes de funcionamento ao pedir a revalidação da licença de operação da barragem.

O Ministério Público ainda diz que as obras que eram feitas no local onde a barragem se rompeu não tiveram autorização da Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente), órgão responsável pela fiscalização da estrutura.

Ellovitch afirma que as acusações contra a Samarco e os executivos são pelo crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais".

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).