Cidades

APAIXONADA POR DOCES

Publicitária cria empresa de "gordices" funcionais para comer sem culpa

Ideia surgiu após ela não encontrar loja especializada em doces saudáveis

Redação

03/09/2016 - 12h30

"Eu lembro até hoje. Estava andando de carro, olhei para uma casa de bolos convencionais e falei: 'tem tanta casa de bolo em Campo Grande e se a pessoa quiser comer um bolo fit? Não tem'. Aí falei: 'uma casa de bolo fit funcional'. É isso'". A descrição é do momento exato em que a publicitária Thatiana Lobo Ramos teve a ideia de deixar o emprego com carteira assinada e abrir o próprio negócio, a Sabor Fit Gourmet, em junho de 2015. 

Aquele "estalo" na mente da empresária foi resultado de dois traços do comportamento dela: o desejo de empreender e o desprezo por alimentos gordurosos. "Eu não achava lugar que pudesse me oferecer, do jeito que eu pensei em fazer e estou conseguindo realizar hoje em dia", conta. 

O diferencial a que ela se refere é o de fazer doces saudáveis de "encher os olhos", como ocorre quando se trata das "gordices" propriamente ditas. Leite condensado é substituído por biomassa de banana, chocolate por cacau puro, açúcar refinado por demerara e a farinha de trigo não tem vez. 

INÍCIO 

Antes da abertura da empresa, Thatiana trabalhava em agência de publicidade. Nas horas vagas, ela esquecia do computador e se ocupava de receitas culinárias. "Primeiro, fazia pra mim porque eu gosto muito de doces. Depois comecei a fazer os bolos pra vender. Abri o instagram, quando ainda estava trabalhando. Eu voltava pra minha casa e fazia bolo. Na hora do almoço eu fazia bolo, de madrugada eu fazia bolo", lembra. 

O número de clientes crescia ao mesmo tempo em que a insatisfação de Thatiana com o trabalho aumentava. "Chegava cansada, reclamando. Meu pai falou: 'filha você nunca vai ser feliz trabalhando do jeito que você trabalha para os outros. Não adianta mudar de emprego. Você precisa ter o seu próprio negócio'". 

Thatiana lembra que depois do conselho, o pai fez um questionamento seguido de uma resposta. "'O que você quer fazer, filha? Porque você vai ser feliz quando você for empresária".

Em busca desta satisfação, ela pediu demissão."Saí da empresa já com todo o gás para o meu empreendimento. Eu sabia que ia dar certo, que já tinha dado certo". 

O NEGÓCIO 

Para dar forma aos bolos, Thatiana pesquisava receitas na internet. "Eu testava, reinventava algumas receitas, mudava algumas coisas, mas depois fiz cursos com grandes nomes da confeitaria fitness", conta ela, se referindo principalmente a Nanda Carneiro e Mila Cozzi. 

Uma amiga da empresária também teve papel fundamental, quando ela decidiu abrir o próprio negócio. Ela orientou Thatiana sobre as regras básicas que funcionam para todo e qualquer bolo. "Fazer para você é uma coisa; é fácil. A partir do momento que começa a vender para outras pessoas, muda. É um fermento que tem que ser na medida, é um forno que já tem que estar ligado. Você não pode abrir antes de tal hora". 

De junho a outubro de 2015, a empresa funcionou na casa de Thatiana, mas depois ela decidiu alugar um espaço. "No começo chegava 7h e ia embora 20h. Eram 12 horas direto. Eu não comia direito, pensando tenho que fazer isso, tenho cardápio, tenho que fazer aquilo", lembra. 

Pouco tempo depois, a empresária teve de contratar funcionária para fazer os bolos enquanto ela ficou responsável pelos outros doces. 

São pavês, brigadeiros, brownies e pães de mel sem glúten, sem lactose e, na maioria das vezes, sem açúcar também. Em relação as calorias, Thatiana explica que as receitas sempre têm valor calórico menor que as "gordices", ao mesmo tempo em que trazem algum benefício para o organismo. "Ou para a pele, para o intestino. Alguma coisa vai ter de função, por isso funcional". 

EMPREENDEDORA 

Os detalhes de cada receita são preocupação constante para Thatiana, que diz não cansar de criar novas fórmulas ou incrementar as já conhecidas pelos clientes.

"A vida de empresário é o contrário do que muitas pessoas pensam. É muito difícil, a gente se preocupa o tempo todo. É complicado" pontua ela, afirmando trabalhar mais hoje, em comparação ao período em que era funcionária. 

Mas ela ressalta não ter se arrependido da escolha. "Não tenho medo das coisa, eu faço. Quero fazer, eu faço. Sempre com pensamento positivo. Eu queria o empreendedorismo. É o que eu sou. Hoje posso falar que sou absolutamente feliz na minha vida profissional". 

Thatiana não tem intenção de expandir o cardápio a ponto de acrescentar receitas salgadas, porque pensa em aperfeiçoar diariamente o ramo da confeitaria funcional, mas estuda a possibilidade de oferecer cursos. 

"Ainda quero fazer nutrição para me aprimorar cada vez mais, mas é isso. Hoje sou plenamente feliz", conclui. 

Sabor Fit Gourmet fica na Rua Joaquim Murtinho, 2034. 

 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).