Cidades

DISCUSSÃO NO SENADO

Plantação de soja no Pantanal<BR> pode causar risco para bioma

Comissão estuda endurecer lei sobre plantio na região

Redação

21/09/2016 - 19h50

A plantação de soja na região do Pantanal pode ser problema para o equilíbrio do meio ambiente. O assunto foi discutido na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado na manhã de hoje.

Os principais riscos são o uso de agrotóxicos nas lavouras e a possibilidade de assoreamento dos rios que formam o Pantanal.

"Conheço muito bem nossa bacia hidrográfica. Aliás tenho denunciado que muitos rios do meu Estado. Se não fizermos algo para defende-los, poderão morrer em um futuro muito próximo”, disse o senador Pedro Chaves (PSC), que preside a comissão.

Na audiência foi discutida a possibilidade de elaboração de legislação que possibilite a proteção do bioma. "Vamos continuar lutando para que tenhamos uma legislação consistente", afirmou o parlamentar.

Participaram do evento Roberto Klabin, presidente do Instituto Socioambiental da Bachia do Alto Paraguai SOS Pantanal; Ricardo Eboli, diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul; e Luiz Ribas, diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.

De Corumbá também falou Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro; além de Lucas Galvan, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).