Cidades

IDEC

Perto do Dia das Crianças, instituto alerta sobre cuidados com brinquedos

Perto do Dia das Crianças, instituto alerta sobre cuidados com brinquedos

Redação

04/10/2016 - 08h28
Notícia sem imagem

Próximo do Dia das Crianças, comemorado no dia 12, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta sobre cuidados na escolha de produtos e brinquedos. Para evitar acidentes, deve-se, por exemplo, verificar a segurança de cada item e a faixa etária indicada.

Segundo orientação, é importante observar no momento da compra o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A certificação é obrigatória em qualquer brinquedo comercializado no Brasil.

Conforme explica o gerente técnico do Instituto, Carlos Thadeu de Oliveira, ainda assim, é recomendável que os pais estejam atentos no momento da utilização do produto. “O mau uso também pode ocasionar acidentes. Por isso, o consumidor deve evitar a compra de itens que têm peças pequenas, pontiagudas e cortantes”, explica Oliveira.

Os mesmos cuidados devem ser observados nas embalagens. A recomendação é que o adulto abra o presente junto com as crianças, pois plásticos rígidos, grampos e arames nas embalagens podem machucá-las.

Outra orientação é sobre a compra de produtos no comércio informal. Embora sejam geralmente mais baratos, eles são quase sempre irregulares e podem conter substâncias tóxicas na composição. “Em caso de acidentes, é importante notificar o Inmetro e os órgãos de defesa do consumidor, para que esses registros possam auxiliar no aprimoramento da regulamentação dos produtos”, reforça o gerente do Instituto.

Na avaliação do instituto, é importante considerar o estímulo educativo dos presentes. Pais e familiares não devem ceder a pressões dos filhos ou aos apelos publicitários. Promover bazares de trocas também é exercício de reaproveitamento e reutilização dos brinquedos.  

Cidades

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

A população poderá esclarecer dúvidas sobre doações de imóveis, inventários, partilhas, entre outros

05/11/2026 14h27

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Continue Lendo...

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).