Infratores do trânsito poderão ter desconto de até 40% nas multas através de um aplicativo lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o órgão, a ferramenta vai comunicar diretamente infrações a motoristas de todo o Brasil e o desconto só terá validade para quem reconhecer a infração sem contestar previamente ou apresentar recurso. Atualmente, o infrator que optar por pagar dentro do prazo de validade da multa tem desconto de 20% no valor
. As economias com impressão e envio das notificações pelos Correios vão permitir aumentar o desconto para 40%, afirma o Denatran. Só a Polícia Rodoviária Federal estima uma economia de R$ 50 milhões com a redução das emissão em papel. O Dnit avalia que o mesmo valor vai deixar de ser pago para enviar notificações pelos Correios. A partir desta terça-feira, condutores que possuem o aplicativo no sistema Android poderão conferir se cometeram infrações.
Para usuários de sistema iOS, específico de celulares Apple, o SNE estará disponível a partir da próxima segunda-feira (7). Donos de frotas de veículos poderão contar com o sistema em computadores pessoais a partir do dia 15. No dia 22 de novembro, terão acesso ao sistema por meio de computador as pessoas físicas.