Cidades

RJ

Ex-governador é transferido de Bangu 8 para Curitiba

Ex-governador é transferido de Bangu 8 para Curitiba

Redação

10/12/2016 - 13h38
Notícia sem imagem

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deixou na manhã deste sábado (10) o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio, para ser transferido pela Polícia Federal, informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. As informações são da Agência Brasil.

Cabral estava preso em Bangu 8, onde cumpre prisão preventiva pedida pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Calicute. A operação investiga um esquema de corrupção que envolvia pagamento de propinas e lavagem de dinheiro e aponta Cabral como chefe da organização.

A transferência foi decidida pela Justiça Federal após um ofício do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontando que Cabral vinha recebendo visitas irregulares em Bangu 8.

O promotor André Guilherme Freitas diz no ofício que o réu teve visitas de amigos e familiares em desconformidade com a Resolução Seap nº584, de 23 de outubro de 2016. O promotor destaca que apenas uma pessoa amiga poderia ter sido credenciada para visitá-lo, e apenas após a satisfação de formalidades listadas na resolução.

"Por outro lado, caso se tenha como visitação extraordinária a que vem ocorrendo em relação a este réu, cabe esclarecer que esta, quando desempenhada por autoridades públicas, deve estar estritamente relacionada ao exercício da função", diz o ofício, acrescentando que as visitas foram divulgadas amplamente pela imprensa, reconhecidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e confirmadas em declarações públicas de um dos visitantes.

Em nota, a Seap afira que todas as visitas de Cabral foram cadastradas dentro das normas da secretaria. "Cabe ressaltar que deputados possuem prerrogativas parlamentares para entrar e, inclusive, fiscalizar unidades prisionais a qualquer momento, sem necessariamente ser o dia de visita", diz o texto que informa ainda que câmeras da unidade prisional poderão ser solicitadas para a apuração de irregularidades.

SAÚDE

HRMS inaugura serviço de cuidados paliativos com 10 leitos hospitalares

Assistência conta com quatro médicas paliativistas, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais

05/11/2026 09h36

Paciente em consulta no HRMS

Paciente em consulta no HRMS Foto: Patrícia Belarmino

Continue Lendo...

AFASTAMENTO

Corregedoria afasta policial preso em operação contra tráfico internacional

Os investigadores Andrey Elesbão Silva e Douglas Tobias, além do delegado Hoffman D'ávilla, foram alvos na Operação Ifrit

05/11/2026 09h00

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).