Cidades

EXTREMISTAS

Exército da Nigéria conquista último reduto do Boko Haram

Exército da Nigéria conquista último<BR> reduto do Boko Haram

Redação

25/12/2016 - 05h00
Notícia sem imagem

O Exército da Nigéria anunciou ter expulsado os milicianos do grupo extremista islâmico Boko Haram do seu último reduto no país, na floresta de Sambisa.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, afirmou em uma nota que a operação militar ocorreu ontem (23) e terminou com a captura do bastião-chave do Boko Haram. As informações são da Agência Ansa.

A derrota do grupo extremista vem depois de semanas de uma ofensiva militar para reconquistar o território dominado pelo grupo, considerado terrorista e autor de uma série de ataques a civis e sequestros.

"Eu fui informado pelo chefe do Exército de que o campo caiu por volta das 13h35 de sexta-feira, dia 23 de dezembro. Os terroristas fugiram e já não têm mais lugar para se esconderem", disse o mandatário. O Boko Haram é uma organização fundamentalista islâmica que atua principalmente no norte da Nigéria e tenta implantar a sharia (lei islâmica) no país.

Na tradução do nome em árabe, Boko Haram significa "a educação não islâmica é um pecado". O grupo intensivou sua atuação de 2002 até hoje e estima-se que tenha entre 7 mil e 10 mil combatentes. Já cometeu vários atentados terroristas contra escolas e igrejas e sequestrou mais de 276 meninas.

Em 2015, o Boko Haram controlava um território de tamanho aproximado ao da Bélgica, mas o Exército da Nigéria conseguiu recuperar as terras com uma série de operações militares.

Patrimônio Histórico

Igreja centenária de Tia Eva reabre após restauração de R$ 2,2 milhões

Interditado em 2024 por risco estrutural, templo será reinaugurado em 11 de novembro, durante as comemorações dos 100 anos da morte da fundadora da comunidade quilombola

06/11/2026 15h34

Comunidade Tia Eva

Comunidade Tia Eva Reprodução Gov/MS

Continue Lendo...

Campo Grande

CPI do tapa-buraco: definição sobre convocados deve sair na segunda-feira

Em princípio, investigação deve apurar contratos, escolha das empresas e a execução das obras durante mandato de Adriane Lopes

06/11/2026 15h15

Definição sobre nomes convocados deve ocorrer na segunda-feira

Definição sobre nomes convocados deve ocorrer na segunda-feira Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).