Uma pesquisa feita em quatro capitais brasileiras mostrou que 8% dos adolescentes acham importante entrar na faculdade "porque é o sonho dos pais". O levantamento feito pela consultoria Educa Insigths, encomendada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ouviu 1,2 mil pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.
Na perspectiva dos alunos, a justificativa mais constante para cursar o ensino superior é "conseguir um bom emprego no futuro", apontado por 66% dos entrevistados. Na sequência aparece, com 31%, a resposta "porque é importante para mim", seguida de "porque é exigido pelo mercado de trabalho", com 28%, e "porque sempre sonhei com isso", com 20%.
Para 98% dos pais, é importante que seus filhos entrem na faculdade após concluir o ensino médio. Para a maioria (67%), a faculdade é importante "para conseguir um bom emprego no futuro". Na sequência, 39% justificam sua resposta anterior com a justificativa de que o diploma é "exigência do mercado de trabalho".
Apenas 3% dos pais disse acreditar que os filhos, após concluir o ensino médio, levarão mais de cinco anos para entrar na faculdade. A maioria (78%), espera que o ingresso ocorra de imediato.
Em outro critério, para 62% dos pais a principal razão para adiar o ingresso imediato no ensino superior seria não passar em uma universidade pública. Na mesma linha, obter bolsa ou financiamento anteciparia para 81% dos pais a entrada dos seus filhos no ensino superior.