Cidades

FAO

Índice de Preços dos Alimentos sobe 2,2% em maio

Na comparação com igual período de 2016, o crescimento chega a 10%

Redação

08/06/2017 - 10h45
Notícia sem imagem

O Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 3,7 pontos em maio e encerrou o mês com 172,6 pontos; crescimento de 2,2% ante abril e quase 16 pontos (10%) acima na comparação com maio de 2016. A recuperação no índice interrompe uma queda consecutiva de três meses. Com exceção do açúcar, todas as outras commodities usadas para calcular o indicador avançaram no mês passado.

Liderando os ganhos está o índice de lácteos, que encerrou em 193 pontos em maio, alta de 9,5 pontos (5,1%) ante abril e 51% acima na comparação com igual período do ano passado. Apesar dos ganhos, o índice ainda está 30% abaixo do seu pico em fevereiro de 2014. Todos os itens que compõe o indicador subiram no período. No caso da manteiga, a demanda firme na Europa e na América do Norte ajudou a dar sustentação aos preços.

Em segundo lugar ficaram os óleos vegetais, cujo indicador avançou 7,6 pontos (4,7%), para 168,7 pontos em maio. O desempenho para o mês, após quedas consecutivas nos últimos três, reflete os maiores preços para os óleos de palma e soja. Nos dois mercados, uma forte demanda atípica compensou as altas dos estoques globais no período.

O índice de preço de carnes ganhou 2,5 pontos (1,5%) em maio ante abril, para 171,7 pontos, dando continuidade à tendência altista que começou no início do ano. As cotações para a carne suína, bovina e ovina subiram, enquanto as de frango permaneceram estáveis.

O preço dos cereais subiu 2 pontos (1,4%) ante abril, para 148,1 pontos, mas ainda permanece 4,4 pontos (2,9%) abaixo do seu valor em igual período do ano passado. O desenvolvimento climático incerto e a comercialização fortalecida do trigo sustentaram os preços do cereal, enquanto a forte demanda por arroz de melhor qualidade elevou os preços internacionais do alimento.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).