Cidades

salário atrasado

Médicos da Santa Casa confirmam greve a partir de terça

Hospital afirma que depositou salários, mas dinheiro não caiu

Redação

12/06/2017 - 17h53

Greve dos médicos da Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul, está prevista para começar amanhã a partir das 7h, e deve acontecer por tempo indeterminado.

A categoria alega que os salários estão atrasados e situação semelhante ocorre desde o início do ano. “Há meses os pagamentos a todas as categorias são feitos com atrasos, tanto os que são funcionários contratados quanto os terceirizados”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS), Marcelo Santana Silveira.

A Santa Casa afirmou ter sido comunicada sobre a greve na semana passada, mas pensou que a mesma não iria ocorrer, haja vista que alega ter feito o pagamento dos salários na sexta-feria (9). O dinheiro seria compensado nesta semana, o que até às 17h50 de hoje não tinha acontecido.

Mesmo assim, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) pediu julgamento imediato da causa envolvendo a regularização do pagamento dos salários devidos a todos os trabalhadores do hospital, além dos médicos.

Na ação protocolada junto à 3ª Vara do Trabalho, o procurador Paulo Douglas de Moraes afirma que a medida é necessária para evitar a paralisação dos serviços de saúde no hospital, prevista para esta terça-feira (13).

No requerimento, o procurador afirma que 70% dos atendimentos ambulatoriais e das cirurgias eletivas são realizados por médicos autônomos e celetistas, bem como 30% dos atendimentos de urgência e emergência. 

O MPT-MS considera legítimo o movimento grevista, mas teme que a decretação de ponto facultativo nos dias 12 e 14 de junho nas Unidades da Justiça do Trabalho de Campo Grande, Corumbá e Jardim possa adiar a solução do conflito e concorrer para prejuízos irreversíveis, podendo chegar ao ponto de a população de Campo Grande ficar sem atendimento.

Ele foi à Justiça do Trabalho hoje à tarde para tentar garantir liminar, mas até a publicação desta matéria não havia decisão.

Nesta terça-feira (13), está programa reunião de conciliação entre a Santa Casa, sindicato dos médicos e Ministério Público do Trabalho.

*Colaborou Rodolfo César.

*Editada às 19h03 para acréscimo de informações.
 

SAÚDE

HRMS inaugura serviço de cuidados paliativos com 10 leitos hospitalares

Assistência conta com quatro médicas paliativistas, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais

05/11/2026 09h36

Paciente em consulta no HRMS

Paciente em consulta no HRMS Foto: Patrícia Belarmino

Continue Lendo...

AFASTAMENTO

Corregedoria afasta policial preso em operação contra tráfico internacional

Os investigadores Andrey Elesbão Silva e Douglas Tobias, além do delegado Hoffman D'ávilla, foram alvos na Operação Ifrit

05/11/2026 09h00

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).