A associação de consumidores Proteste faz um alerta para que as contas com vencimento para esta sexta-feira devem ser pagas pelos meios eletrônicos. O atendimento das agências bancárias ficou comprometido devido à paralisação da categoria.
A instituição lembra que se as contas não forem regularizadas, o consumidor terá problemas futuros, como cobrança de multa e juros.
Outra possibilidade, segundo a associação, é efetuar o pagamento em redes de supermercados e lotéricas que possuem convênio com determinados fornecedores.
“Caso o consumidor não disponha de meios eletrônicos que possibilitem efetuar as transações financeiras, então deverá entrar em contato com a empresa credora e verificar qual é a alternativa. A empresa tem obrigação de apresentar alternativas para que o consumidor possa efetuar o pagamento, mediante o recebimento em dinheiro, cheque, ou depósito em conta”, orientou a Proteste.
No caso de dúvidas ou problemas, a empresa orienta a procurar órgãos de proteção ao consumidor, que podem acolher reclamação no caso de desrespeito aos direitos.