Cidades

terceirização

Professores temem terceirização<br> na área de educação

Resolução publicada neste mês credencia organizações para atuar em parceria

Redação

21/09/2017 - 06h30

Professores e profissionais da educação temem a terceirização dos cargos pelo governador Reinaldo Azambuja.

A polêmica surgiu com a publicação da Resolução nº 2.999, de 15 de setembro de 2017, na edição de segunda-feira do Diário Oficial do Estado, que institui uma Comissão Especial de Credenciamento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), constituída de cinco servidores da Secretaria de Estado de Educação (SED).

A medida foi um dos alvos do protesto realizado ontem, na Assembleia Estadual de Mato Grosso do Sul (ALMS).

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) acredita que a resolução é uma forma de driblar o que está garantido no plano de cargos e carreiras e oficializar as cooperativas, chamadas de Organizações da Sociedade Civil (OCSs), para contratar professores e administrativos terceirizados.

“O governo, com essa resolução, está abrindo a porta para a terceirização integral da escola pública e fazendo um desmonte de toda nossa carreira construída ao longo de décadas”,  afirma o presidente da Fetems, Jaime Teixeira.

A entidade teme medidas desse tipo desde a aplicação da política de Estado Mínimo e a implementação da reforma trabalhista de terceirização, feitas pelo governo Federal.

A entidade alega que a terceirização é danosa também no campo da representação sindical, pois os contratados nesse regime não serão filiados. Além disso, o método enfraquece o plano de saúde dos servidores estaduais, a Cassems, já que os terceirizados não terão direito ao benefício. A resolução também  foi alvo de manifestações do deputado estadual Amarildo Cruz. 

*Leia reportagem, de Tainá Jara, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).