Cidades

Guerra ao tráfico

Senad e Polícia Federal destroem mais de 1,4 mil toneladas de maconha

Prejuízo causado aos traficantes passa de US$ 43 milhões

A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai e a Polícia Federal do Brasil destruíram o equivalente a 1,4 mil toneladas de maconha em apenas 12 dias, durante etapa da Operação Nova Aliança. A estimativa é de que a ofensiva policial tenha causado um prejuízo superior a US$ 43 milhões aos traficantes. 

Conforme a Senad, essas cifras representam um recorde histórico de quantidade de drogas destruídas em uma só operação naquele país. A maior parte da maconha produzida no Paraguai é enviada aos principais mercados consumidores brasileiros, via Mato Grosso do Sul e Paraná. Daí o interesse do Brasil em participar de operações no país vizinho, combatendo indiretamente o tráfico desse tipo de droga também em território brasileiro. 

De acordo com a Senad, a erradicação e destruição das grandes produções de maconha no Paraguai representam um duro golpe nas estruturas do narcotráfico. Essa etapa da Operação Nova Aliança, que, além da Polícia Federal, contou com apoio de helicópteros das Forças Armadas paraguaias, chegou ao fim com 1.457 toneladas retiradas de circulação. 

ATUAÇÃO

As incursões policiais foram realizadas nas regiões das colônias Estrella, Maria Auxiliadora e Alpasa, no Departamento de Amambay.

Durante esses ataques, foram localizadas e depois incineradas de 329,6 toneladas de maconha já prontas para comercialização. Além disso, os agentes promoveram a eliminação de 376 hectares de plantações da droga, distribuídas em 157 parcelas. Isso representava perto de 1 milhão e 128 mil quilos da erva. Cada  hectare tem potencial de produzir  três toneladas. Também foram apreendidas duas toneladas de sementes. 

Segundo a Senad, no total foram destruídos 281 acampamentos utilizados por produtores como bases operacionais ou depósitos para armazenagem da produção.

 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).