Cidades

Segurança reforçada

Vaticano terá pistolas elétricas

Segundo informações, as armas serão utilizadas somente em situações "de vida ou morte".

Redação

18/06/2018 - 21h00
Notícia sem imagem

Profissionais que atuam na segurança do Vaticano terão reforço nos instrumentos de trabalho. Segundo a Gendarmaria do país, a partir de agora haverá o uso de pistolas elétricas do tipo taser.   

Contudo, as armas serão utilizadas somente em situações “de vida ou morte”. A nova diretriz surge da exigência de se ter um instrumento a mais nas mãos dos agentes da segurança pessoal do Papa e do Vaticano. Os tasers serão considerados “úteis” em momentos nos quais Francisco estiver mais vulnerável, como sua exposição em audiências públicas ou quando está no meio de multidões – tendo em conta que o Vaticano recebe ameaças de ataques terroristas há tempos.   

A novidade surge dias após o chefe da polícia italiana, Franco Gabrielli, anunciar que os agentes do país usarão armas de choque “para agir em condições de segurança” e para não “causar danos excessivos às pessoas em certas intervenções”. A medida surge após o jovem equatoriano Jefferson Tomalá ter sido morto por agentes, depois de ter tentado agredir um policial. A medida é apoiada inclusive pelo ministro do Interior Matteo Salvini, que anunciou que os testes com tasers começarão “nas próximas semanas”.   


Essa é mais uma das novas indicações de segurança que envolvem o local que sedia a Igreja Católica. Os controles de entrada na Praça São Pedro, por exemplo, ficam cada vez mais rígidos.   

Durante a pregação de domingo e nas audiências de quarta-feira, todos os itens dos visitantes são verificados com o detector de metais, e só é possível transitar pela área da praça seguindo orientações dos agentes. Além disso, após o atentado em Nice, na França, em que um caminhão foi lançado contra um grupo de pessoas, a Itália, em colaboração com o Vaticano, decidiu bloquear as ruas de acesso à Basílica de São Pedro com furgões do Exército.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).