Cidades

Contran

Motoristas poderão parcelar multas<br> com cartão de crédito e débito

De acordo com a resolução, a decisão tem início imediato

Bruna Aquino

06/07/2018 - 08h18

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), regulamentou o parcelamento de multa de trânsito com cartões de crédito e débito. A medida, de acordo com o Contran, é para reduzir a alta inadimplência no pagamento de multas em todo o País. O órgão também considerou a necessidade a aperfeiçoar a forma de pagamento, adequando métodos mais modernos já em uso.

O texto da Resolução n° 736/2018 altera a Resolução n° 619, de 6 de setembro de 2016 e prevê que os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito podem firmar, sem ônus próprio, acordos e parcerias técnico-operacionais para viabilizar o pagamento de multas e demais débitos relativos ao veículo com cartões de débito ou crédito, “disponibilizando aos infratores ou proprietários alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais, com imediata regularização da situação do veículo”.

A medida também prevê que o parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito vinculadas ao veículo. Mas a aprovação e efetivação do parcelamento por meio do cartão de crédito pela operadora libera o licenciamento do veículo e a respectiva emissão do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Porém ficam excluídos do parcelamento as multas inscritas em dívida ativa, os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa, os veículos licenciados em outras Unidades da Federação e multas aplicadas por outros órgãos autuadores que não autorizam o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões de crédito ou débito.

Os efeitos da resolução têm validade imediata.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).