Cidades

CG 119 ANOS - ANHANDUIZINHO

Rua da Divisão: Da granja a corredor gastronômico

Rua tornou-se corredor gastronômico no dia 3 de janeiro deste ano

Das granjas que fizeram a fama da região urbana do Anhanduizinho ainda nos anos 60, nada restou no Bairro Parati, em Campo Grande. O crescimento da cidade obrigou a antes longínqua área rural a tornar-se corredor econômico diversificado e sustentado pelos moradores dos novos bairros que por ali nasciam. A Rua da Divisão é a via que melhor reflete a transformação da região. Além de principal acesso àquela localidade, a rua é um espaço de convívio dos moradores. Lanchonetes e restaurantes dão vida aos momentos de confraternização e fazem da via, mesmo que localizada na periferia, um corredor gastronômico na Capital.

Mais do que dispor de pratos deliciosos e criativos, cada estabelecimento guarda histórias de vida. Trabalho duro, dedicação, recomeços ou mesmo instinto empreendedor levaram famílias de comerciantes a fazer da região, já eleita como “lar”, seu ganha-pão. 

NASCIMENTO

O chão ali ainda era batido quando Sueli e o marido, Orlando, colocaram a churrasqueira na calçada da casa onde moram para vender espetinhos. Quinze anos depois e com a fama correndo pela cidade, o negócio tomou conta do lar. Sueli é que ainda pilota o fogão para atender os clientes, que fazem fila para provar o cardápio oferecido pelo restaurante. “Aqui, é muita correria todos os dias”.

Os espetinhos ainda são o carro-chefe, mas o restaurante serve os pratos mais tradicionais da cidade, como sobá e yakisoba. Quem escolhe o restaurante como roteiro sabe que o deleite às vezes vem acompanhado de minutos de espera na fila para conseguir uma mesa. Mas quem frequenta não se arrepende. 

POTENCIAL 

Morador do Bairro Iracy Coelho há mais de 30 anos, o representante comercial Aparecido Barbosa dos Santos, 46 anos, viu na via que o levava para casa o potencial para concretizar o sonho de uma vida. Há quase dois anos, dedicou dez meses até abrir as portas de um local todo especial para trabalhar com a família. O clima caseiro norteou a criação do cardápio, no qual o carro-chefe são os hambúrgueres. “A proposta era fazer algo diferente do que tinha na região. Optamos por um hambúrguer gourmet e totalmente artesanal. Ingredientes frescos”.

Cerveja gelada e de diversas marcas, playlist animada e decoração moderna atraíram outras famílias. Mas o pub tornou-se ponto de encontro principalmente dos espectadores de jogos de futebol. “As pessoas não tinham uma opção como essa perto de casa e agora têm”, explica Aparecido.

TRANSFORMAÇÃO

Para o casal Jéssica Benitez, 30 anos, e Cleber Gélio, 37 anos, o pequeno e aconchegante estabelecimento localizado na Rua da Divisão representou uma virada nas suas vidas. Jornalistas por formação, eles largaram tudo para investir no negócio. “Cansamos de reproduzir discursos que nós mesmos não acreditávamos”, afirma Jéssica.

A escolha do ponto não foi por acaso. A relação com a localização e a via larga é bem antiga. Além de morar no Parati há mais de dez anos, o avô de Jéssica foi sapateiro na região, quando o local ainda era só chão batido. A escolha do produto a ser vendido também acompanha o desenvolvimento da rua. 
Para concorrer com comércios mais tradicionais, eles apostaram no milk-shake. Mais do que o sabor agradável, o produto representou a aproximação da periferia com uma opção típica de shopping center. “Ficamos impressionados, pois muitas pessoas não sabiam o que era milk-shake. É surreal, porque uma coisa tão simples era mistério para muita gente”.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).