Cidades

OPERAÇÃO OIKETIKUS

Ex-secretário de Segurança é intimado para depor na defesa de PM

Sargento Ricardo Figueiredo é investigado pelo Gaeco

Aline Oliveira

21/09/2018 - 14h39

A defesa do sargento da Polícia Militar (PM), Ricardo Campos Fiqueiredo, acusado de envolvimento com a máfia de contrabandistas de cigarros convocou o ex secretário de Segurança Púbica (Sejusp) e deputado estadual, José Carlos Barbosa, Barbosinha (DEM), para depor na Justiça Militar. 


O processo foi instaurado a partir de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e da Corregedoria da Polícia Militar, que  apuram o envolvimento de 21 militares em participação na cobrança de propina de contrabandistas para facilitar o trânsito em rodovias estaduais e na distribuição em municípios. 

Barbosinha explica que ficou sabendo da intimação pela imprensa e ainda não teve acesso ao teor das questões que terá de responder. "Fiquei sabendo que fui arrolado como defesa do Figueiredo, mas, ainda não fui informado de nada. No entanto, acredito que é um trâmite normal, visto que fui secretário de justiça", observa. 

OPERAÇÃO OIKETIKUS

A operação conhecida como Oiketikus apura casos de corrupção entre os Policiais Militares e resultou no pedido de exoneração do sargento, que exerceu cargo de confiança na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul (Segov-MS).

Além da cobrança de propina é averiguado ainda se os envolvidos tentavam dificultar a atuação de outras forças de segurança na investigação desse tipo de crime. 

Figueiredo foi preso no dia 16 de maio, durante a ação da Operação Oiketikus, deflagrada pela Corregedoria da Polícia Militar e o Gaeco. No dia 19, o militar recebeu habeas corpus de soltura e responde o processo em liberdade. 

 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).