A preocupação dos estudantes no primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a redação. Sonhando em ser médica, Jéssica Miranda da Silva, 17 anos, chegou um pouco nervosa para a prova. “Fiz no ano passado como teste e por mais que esta seja minha segunda prova, agora é para valer. Vou tentar respirar e manter a calma durante a prova. Minha estratégia é focar na redação. Estudei e analisei temas como preconceito de linguagem e questões indígenas. Depois vou fazer as questões que tenho mais facilidade e deixar as difíceis por último”.
Concorrente direto pela vaga de medicina dela, está João Augusto Ortiz, 17 anos. Ele chegou ao local de prova com uma caravana em um ônibus lotado do colégio particular que estuda. Pela terceira vez realizando o teste, o aluno alega que não dá para se ter vantagem. “Dá uma certa tranquilidade ter feito antes, mas isso só ajuda em partes, porque nunca é a mesma coisa. As provas mudam todos os anos”, acrescentou.
O grupo veio munido com água, chocolate e biscoito. “A preparação foi intensa com simulados semanais e estamos preocupados com a redação. Estudei preconceito de linguagens e assédio contra crianças. Sonho em ser médico desde criança e estou preparado para ir até o fim da prova. Além de ser um teste para mente é físico também”.
Já Vitória Dantas, 20 anos terminou os estudos em 2015 e está usando o Enem como mecanismo de voltar para o banco escolar. “Vou tentar ir bem para fazer biomedicina. Fiz cursinho online, mas estou muito nevosa, porque não estou tão preparada como acho que deveria”, admitiu. Ela avalia que não estudou muito. “Vou na fé”, brincou.
Os portões já foram fechados ao meio-dia em todo o Mato Grosso do Sul. As provas serão aplicadas a partir das 12h30, sempre uma antes do horário oficial de Brasília (DF). O participante não poderá deixar o local de prova antes das duas primeiras horas e só poderá levar o seu Caderno de Questões caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova. A previsão de término no Estado é de 18h.