Começou ontem, 20, em São Paulo, a 12ª Edição das Paralímpiadas Escolares 2018. O evento reúne 989 atletas de 23 estados e do Distrito Federal. A delegação de Mato Grosso do Sul conta com 108 integrantes, sendo 73 atletas, cerca de 32 staffs e 3 dirigentes.
Segundo o Portal MS, os atletas do Estado estarão buscando medalhas nas modalidades de atletismo, basquete 3×3, bocha, futebol de sete, judô, natação e tênis de mesa, nas categorias (masculino e feminino).
A coordenadora da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Belquice Falcão, lembra que em 2017, a delegação de MS conquistou o 4º lugar na classificação geral das competições, com 70 medalhas e 292 pontos, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Ela conta que este ano o Estado participa com grande renovação. "Praticamente todos os atletas estão participando pela primeira vez. O grupo está entusiasmado em trazer grande resultado para o MS", relata.
Belquice ressalta que o principal objetivo das Paralímpiadas é proporcionar aos jovens uma nova experiências através do esporte. “A maioria dos nossos atletas nunca tiveram oportunidade de viajar, ou ficar longe da família. Aqui os atletas aprendem tanta coisa, vivencia um outro mundo, que acabam se tornando mais independentes, disciplinados e com mais vontade de vencer os obstáculos da vida e enxergam novos horizontes, como se tornar um atleta de alto rendimento, inspirados por essa troca”, complementa.
As competições das Paralimpíadas Escolares servirão como seletiva para o Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo para os jovens atletas, visando as competições de alto rendimento no paradesporto.