Cidades

CONSÓRCIO GUAICURUS

Qualidade do transporte público será debatida na Câmara

Renovação da frota e valor da passagem devem estar entre os questionamentos

Redação

08/07/2019 - 09h43

Diante das polêmicas envolvendo o contrato com o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público de Campo Grande, os vereadores convocaram audiência pública para debater a qualidade do serviço. O evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 15 de julho.

Desde o mês passado, a Câmara estuda medidas para cobrar do conjunto de empresas melhorias no oferecimento dos serviços. Entre as polêmicas, está a renovação da frota. A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) chegou a notificar o consórcio para colocar 48 veículos em circulação no prazo de 15 dias com multa prevista de R$ 2,7 milhões.

Vistorias apontaram que a idade média dos ônibus circulando pelas ruas da  Capital é de 6,76 anos, enquanto o contrato prevê média de cinco anos. 

Afim de evitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), os vereadores convocaram o audiência para melhor apurar a situação do serviços. Também é alvo de questionamento do presidente da Comissão de Transporte e Trânsito, vereador Junior Longo, os altos preços das passagens de ônibus. O presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende Filho, também convocado. 

O evento está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 15 de julho de 2019, às 9h no Plenário “Oliva Enciso”, do Poder Legislativo do Município, localizado na Avenida Ricardo Brandão, n. 1.600, no Bairro Jatiúka Parque. 

NOVOS

Atualmente, a frota de ônibus operando na Capital é de 555 veículos, sendo 50 reservas. Diante da ameaça de ter de arcar com multa R$ 2,7 milhões, consórcio anunciou a compra de 55 novos ônibus em substituição aos veículos com idade além da prevista de em contrato. O prazo de para entrega, conforme ofício encaminhado pela empresa Marcopolo, fabricantes de  carrocerias de ônibus, encaminhado à Agência Municipal de Regulação do Serviço Público (Agereg), é novembro deste ano. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).