Cidades

GUARDAS MILICIANOS

Complexidade justifica perícia fora de MS, diz delegado-geral

Investigações apontam envolvimento de guardas milicianos em execuções

Redação

05/08/2019 - 12h45

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Marcelo Vargas, disse que o armamento apreendido em maio com guardas municipais suspeitos de formarem uma milícia está sendo periciado em Brasília (DF) pelo fato dos crimes envolvendo o arsenal serem "de alta complexidade".

A fala aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) durante entrega de materiais e veículos para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac). 

Com a prisão dos guardas municipais Robert Vitor Kopetski, Rafael Antunes Vieira e do motorista de aplicativo Flávio Narciso Morais da Cunha, a força-tarefa que investiga crimes de pistolagem em Campo Grande agora busca outro integrante da Guarda Municipal suspeito de fazer parte do grupo. Na semana passada, o prefeito de Campo Grande Marcos Trad (PSD) afastou por mais 30 dias os guardas de suas funções até que fosse terminado as investigações. 

Com Marcelo Rios, outro guarda da força de segurança pública do município, preso desde 18 de maio, seriam pelo menos quatro integrantes da instituição suspeitos de formar uma quadrilha de extermínio que teria como chefe um empresário da Capital, conforme indica o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil. 

Os dois guardas e o motorista de aplicativo voltaram à prisão ontem depois que a 2ª Câmara Criminal decidiu favoravelmente ao recurso ajuizado pela procuradora de Justiça Sara Francisco da Silva. Ela alegou que Eliane Benitez Batalha dos Santos, testemunha do processo e da investigação conduzida pela Polícia Civil, está com a vida em risco e teria sido ameaçada pelos três. Eliane é companheira de Marcelo Rios, outro suposto integrante do grupo, que está isolado no Presídio Federal de Mossoró (RN). Ela teria sido ameaçada nos dias posteriores à prisão de Marcelo, fato que chegou ao conhecimento dos policiais, que prenderam o trio em flagrante por obstrução à Justiça. A prisão dos três foi revogada no fim do mês de maio e, desde então, o Ministério Público Estadual tentou por pelo menos quatro vezes mandá-los de volta para a cadeia. O êxito só veio no julgamento de terça-feira (30). 

Guarda municipal Marcelo Rios foi preso no dia 19 de maio com um arsenal bélico (Valdenir Rezende/Correio do Estado)

CAÇADA 

Agora os policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), que integram a força-tarefa, procuram pelo quarto guarda envolvido. No dia 17 deste mês, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao suspeito. Ele estaria envolvido no assassinato do estudante de Direito Matheus Xavier, 20 anos, ocorrido em 9 de abril. Matheus foi executado com dezenas tiros de fuzil calibre 7,62 milímetros. A tese de que o pai dele, o capitão reformado da PM Paulo Roberto Teixeira Xavier, era o alvo ainda não foi descartada pelos investigadores. 

ARSENAL  

Marcelo Rios, que agora está preso, foi flagrado com um arsenal em uma casa desabitada no Bairro Monte Líbano. No local, havia seis fuzis (dois AK-47 de calibre 762 e quatro de calibre 556), um revólver 357, 11 pistolas 9 milímetros, quatro pistolas .40, uma pistola de calibre 22 e outra pistola de calibre 380, além de duas espingardas, sendo uma de calibre 12 e outra de calibre 22. Ainda foram encontradas 1.753 munições, 392 para os fuzis AK-47. Se somado aos cartuchos apreendidos em outros endereços vinculados a Rios, o total de munições supera 2 mil unidades.  

No pen-drive encontrado na ocasião com o guarda, também havia um dossiê sobre um fazendeiro da cidade de Bonito. Os policiais da força-tarefa suspeitam que o produtor rural seria um dos alvos do grupo de extermínio, que é investigado pela Polícia Civil e pelo Gaeco. Na mídia eletrônica, existiam fotos, números de documentos, endereços e informações sobre bens e atos praticados pela possível vítima. 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).