Cidades

RESSOCIALIZAÇÃO

Detentos trabalham em horta hidropônica e verduras são doadas

Trabalho começou em abril com quatro reeducandos

Bruna Aquino

14/09/2019 - 08h46

Uma horta hidropônica instalada no Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) tem servido para a ressocialização de detentos e para ajudar as instituições de Nova Andradina com a doação de verduras cultivadas pelos detentos.

O programa foi idealizado pelo diretor do presídio, Edir Rubens Queiroz Campos, para a capacitação dos internos na área agrícola, conhecimento que pode representar geração de renda quando reintegrados a sociedade.

O trabalho começou em abril deste ano com quatro reeducandos que, pelo serviço, recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Os internos participaram também do processo de estruturação dos espaços. Na unidade, existe, ainda, o método tradicional de cultivo na terra.

Neste mês, a produção foi doada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Hospital Regional e Asilo Lar Sagrado Coração de Jesus.“Grandes transformações acontecem de dentro para fora, então pretendemos com esse projeto, mostrar à sociedade que é possível a ressocialização, através do trabalho e da educação, dentro do sistema prisional”, destaca. 

A horta hidropônica conta com 12 canteiros distribuídos em um sistema feito à base de canos de PVC. No local já foram plantados alface, rúcula e almeirão, a partir de sementes doadas pela empresa Salada Shop, de Vitória (ES), parceira da iniciativa. Além das doações às instituições sociais, o plantio atende o consumo no estabelecimento penal.

O sistema hidropônico funciona da seguinte maneira: as hortaliças são imersas numa solução de água contendo os micro e macro nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, livre dos problemas climáticos externos, de forma a acelerar o crescimento das plantas, com aumento de produtividade e uniformidade na produção, se comparado ao cultivo tradicional.

A ação, conforme informações do Governo do Estado, faz parte da política de ações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a ressocialização de detentos e a redução nos índices de reincidência criminal.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).