Cidades

MATRÍCULA NA PREFEITURA

Campo Grande tem mais de 2,5 mil imóveis em situação irregular

Quem ainda não tem o imóvel matriculado junto ao município precisa procurar a Emha para fazer a regularização

Campo Grande tem pelo menos 2,5 mil imóveis em situação irregular por não terem matrícula na Prefeitura. O problema é o rastro deixado pela ocupação desordenada da zona urbana da cidade na década de 1980, quando as famílias eram assentadas, mas os processos de regularização não se completaram pela falta de estrutura técnica da administração pública na época.

Eneas José de Carvalho, diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Emha), afirma que o número corresponde à meta de regularização do município até julho de 2020 e a quantidade real de locais sem registro é muito maior.

“Nos últimos três anos já matriculamos três mil imóveis. Em alguns casos, bairros inteiros não foram regularizados, como o caso do Jardim Saionara”, disse ao Correio do Estado.

O trabalho de regularização fundiária, como é chamado, está sob a responsabilidade de uma comissão da qual fazem parte membros do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) sob a coordenação da Emha. 

Quem ainda não tem o imóvel matriculado junto ao município precisa procurar a Emha para fazer a regularização.

Esse tipo de trabalho sempre esteve entre as funções da Agência, segundo Eneas. Contudo, a sigla que compõe o nome do órgão não deixava isso claro. Com a criação de uma secretaria nacional de regularização fundiária, houve a necessidade de alterar o nome para viabilizar a obtenção de recursos. 

Por isso, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de lei que muda a Emha em Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF). O texto foi aprovado na sessão desta terça-feira (10).

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).