Cidades

COVID-19

Servidores que não relatarem sintomas poderão ser penalizados

Medida engloba efetivos, comissionados, celetistas, estagiários, residentes de colaborados do Regional

A Fundação de Serviço de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), que gere o Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, determinou que todos os seus servidores, (efetivos, comissionados, empregados públicos, celetistas, estagiários, residentes, aprendiz e colaboradores) que apresentarem qualquer sintoma da Covid-19, o novo coronavírus, deverão comunicar a instituição, sob pena se sofre punição.

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22) obriga o funcionário a entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão de Trabalho e da Gerência de Direitos, Vantagens e Assistência ao Servidor do Regional caso tenha: febre ou condições respiratórias (como tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais).

“Sendo considerado suspeito, deverá imediatamente realizar o teste e comunicar o resultado à Direção da Funsau através da sua Coordenadoria de Gestão de Trabalho e da Gerência de Direitos, Vantagens e Assistência ao Servidor do HRMS para que sejam tomadas as medidas pertinentes”, diz trecho da publicação.

Os servidores que apresentem sintomas da Covid-19 deverão ser afastados do trabalho, sem perder a remuneração, por 14 dias ou conforme determinação médica. Já os funcionários assintomáticos deverão atuar em regime de teletrabalho, por sete dias, “vedada a sua participação em reuniões presenciais ou a realização de tarefas no âmbito da repartição pública”. 

Para os colaboradores com mais de 60 anos que sejam portadores de doenças crônicas, que compõem grupo de risco da doença, o trabalho deverá ser feito de forma remota, com ou sem sintomas da doença. Já para os que tem doenças crônicas, mas que não tem mais de 60, o trabalho permanece sendo presencial. 

Quem não comunicar os sintomas para o Hospital terá o caso analisado pela Presidência da Funsau, junto da Coordenadoria de Gestão de Trabalho do HR, podendo sofrer punições. Em caso de falta por conta da doença, mas sem a apresentação de atestado, esses dias poderão ser descontado do trabalhador.

A portaria passa a valer a partir desta quarta-feira e terá vigência enquanto durar a situação de emergência em saúde, prevista no decreto 15.396, publicado em março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Tags

AFASTAMENTO

Corregedoria afasta policial preso em operação contra tráfico internacional

Os investigadores Andrey Elesbão Silva e Douglas Tobias, além do delegado Hoffman D'ávilla, foram alvos na Operação Ifrit

05/11/2026 09h00

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit

Polícia Federal apreendeu dezenas de veículos antigos em garagem durante a Operação Ifrit Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Investigação

Família Haidar usou delegado para enviar droga à Europa, diz Polícia Federal

Megaoperação mirou família que atuava na fronteira com o Paraguai e que movimentou R$ 500 milhões em dois anos

05/11/2026 08h20

Família Haidar usou delegado para enviar droga à Europa, diz Polícia Federal

Família Haidar usou delegado para enviar droga à Europa, diz Polícia Federal Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).