Cidades

DESCOBERTA

Cientistas analisam exames para saber como idade e sexo interferem na evolução da Covid

Este é considerado o maior estudo do tipo feito até o momento e foi conduzido em SP

Ricardo Campos Jr

29/08/2020 - 06h00

Pesquisadores paulistas analisaram 175.887 exames de sangue de pessoas diagnosticadas com Covid-19 e fizeram importantes descobertas sobre a influência da idade e sexo na evolução da doença. Os dados são armazenados sem qualquer tipo de identificação dos indivíduos em um repositório da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Entraram na lista, por exemplo, resultados de contagem completa de células sanguíneas e dosagem de eletrólitos, metabólitos, gases no sangue arterial, enzimas hepáticas, hormônios e biomarcadores de inflamação

“Quando ficamos doentes, uma das coisas que o médico pede são esses exames laboratoriais, tenho certeza que todos já fizeram. Eles indicam se há algum problema. Nós usamos os dados disponíveis em análises avançadas de ciências de dados para poder processar essas informações e comparar quais eram as diferenças entre homens e mulheres que tinham a Covid-19 comparado com as pessoas que não tinham”, explica o doutor em bioquímica Helder Nakaya, um dos responsáveis pela pesquisa.

Em entrevista ao Correio do Estado, ele diz que o estudo pode ajudar quem está na linha de frente contra o novo coronavírus a ler e interpretar os resultados com mais clareza e precisão.

MÉTODO

O artigo está disponível na revista medRxiv (em inglês) e ainda não foi revisado pelos pares. Os pacientes foram separados por sexo e classificados em três faixas: de zero a 12 anos, de 13 a 60 anos e acima de 61 anos.

Nas crianças, não foram encontradas diferenças significativas entre homens e mulheres. Já no segundo grupo, houve mais alterações em parâmetros de análise de diversos componentes do sangue em mulheres do que em homens em contraste com indivíduos idosos, quando as diferenças entre os dois públicos foram menores.

Pelos resultados dos hemogramas, o grupo de cientistas chegou à conclusão que pacientes com  Covid-19 apresentam diferentes complicações no organismo, tanto no fígado, quando nos rins, inflamações sistêmicas e problemas de coagulação. 

Levando em consideração apenas os pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando as amostras foram colhidas, poucas diferenças foram observadas entre homens e mulheres no geral. Alterações na frequência de células do sistema imunológico estavam presentes em 98% dos indivíduos.

A única alteração significativa foi observada nas evidências de problemas de coagulação, em que 50,4% dos pacientes homens apresentaram alterações que apontavam para esta situação contra 39,7% das mulheres.

O artigo aponta ainda que hormônios sexuais mediam diferenças em células inatas do sistema imunológico e, consequentemente, nas respostas funcionais tanto contra a Covid-19 como outras doenças que afetam o trato respiratório.

As descobertas abrem margem para estudos futuros para descobrir essas influências para explicar por que mulheres na pré-menopausa estão relativamente mais protegidas contra avanços mais severos do novo coronavírus em comparação com homens. 

“Dentre os achados, não é só interessante notar quais deles estão aumentados ou diminuídos, mas para que médicos possam usar isso como referência, baseando-se no sexo e idade do paciente. Algumas alterações já haviam sido mostradas em quantidades menores de pacientes por outros autores, mas conseguimos ver isso em mais pessoas e ao longo das idades”, completa Nakaya.

Tags

EMPRÉSTIMO

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Em caso de inadimplência nas obras de pavimentação e tapa-buracos, leis autorizam retenção de impostos constitucionais como FPM, ICMS e IPVA

06/11/2026 11h40

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

operação malleus III

BOPE prende nove em operação contra o crime organizado

12 mandados de prisão foram expedidos pelo Poder Judiciário

06/11/2026 11h33

BOPE cumprindo 12 mandados de prisão em diversos pontos de Campo Grande

BOPE cumprindo 12 mandados de prisão em diversos pontos de Campo Grande Foto: divulgação/BOPE-PMMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).