Cidades

Mudança

Aumento da tarifa de pedágio na BR-163 pode se repetir no ano que vem

Mesmo sem obras na rodovia, tendência é tarifa aumentar em 2021 na BR-163

Naiane Mesquita

16/12/2020 - 10h00

A decisão de ontem da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de aumentar  a tarifa de pedágio da BR-163  deve se repetir  em 2021,   mesmo com a CCR MSVia não retomando as obras de duplicação da rodovia, paradas desde 2017. É que o processo de relicitação, que deve ser concluído no primeiro semestre de 2022, isenta a concessionária de novos investimentos, mas os custos com manutenção serão transferidos para os usuários.

Ontem, a diretoria da autarquia decidiu pelo aumento de 2,31% no pedágio, mesmo sem que fosse aplicada a redução aprovada em novembro do ano passado de 53,9%, em virtude decisão judicial, que suspendeu a redução por descumprimento contratual, uma vez que a empresa deixou de cumprir as metas, que culminariam na duplicação de toda a extensão da BR-163 sob concessão da MSVia no ano que vem.

Relicitação

Já sabendo que pela metodologia de cálculo da tarifa. a ANTT poderia reduzir novamente a tarifa este ano por descumprimento de metas, a MSVia aderiu a relicitação no fim do ano passado.  

É que este processo interrompe as obrigações até que seja assinado o novo termo de concessão, previsto para 2022, e, ao mesmo tempo, a concessionária recorreu a Corte Internacional – o processo está em análise –, para reverter a diminuição da tarifa com o argumento de que o governo foi quem descumpriu o contrato ao deixar de liberar empréstimos para as obras em condições especiais, como havia sido definido em 2014.

Embora deixe de executar obras, a CCR MSVia continua a cobrar o pedágio e já arrecadou mais de R$ 1 bilhão desde a concessão, valor que não será levado em consideração no novo contrato.  

Entretanto,  para comprovar investimentos de R$ 1,9 bilhão, a empresa  está apresentando documentos na ANTT para comprovar que aplicou o valor, que vai acabar sendo “abatido” no valor de investimentos que vai constar na nova licitação.

Em seu voto, o diretor relator do processo da CCR MSVia, Davi Barreto, enfatizou que alguns critérios não foram aplicados, anunciando que o aumento será de 2,31%, deixando de informar quando começa a valer.  

Também na reunião, ele foi sintético, não detalhando os fatores  técnicos que o levaram a tomar tal decisão, e a autarquia nem disponibilizou o processo antes da decisão e nem depois, na tarde de ontem.

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).