Cidades

Trânsito

Número de acidentes caiu 30% no ano passado após toque de recolher

Restrição por conta da pandemia do novo coronavírus influenciou também na redução do número de mortes registradas nas ruas de Campo Grande

Naiane Mesquita

25/01/2021 - 09h30

O número de acidentes no trânsito apresentou uma diminuição de 30% em 2020, se comparado a 2019. De acordo com a chefe de Educação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Ivanise Rotta, o toque de recolher é um dos principais responsáveis pela baixa. A diminuição das ocorrências influenciou também na redução do número de mortes registradas no trânsito da Capital.

“A pandemia e essa questão do toque de recolher foram fatores contributivos, porque, pela lógica e pela análise dos acidentes, quanto menos pessoas circulando, menor o número de colisões”, explica Ivanise.

De acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran), 8.757 acidentes foram atendidos no ano passado, enquanto em 2019 foram registrados 12.509 acidentes em Campo Grande. Essa diminuição refletiu diretamente na redução de 8,33% das mortes em ruas da Capital. 

“Embora tenha sido um ano atípico por conta da pandemia da Covid-19, no qual houve toque de recolher e isolamento social, acreditamos no bom desempenho dos militares da unidade no policiamento e na fiscalização de trânsito”, coloca o tenente-coronel Marcelo Cansanção Silveira.  

Em 2020, o mês em que menos foram registradas ocorrências no trânsito de Campo Grande foi abril. A baixa começou em março, mês em que foi decretado pela primeira vez o toque de recolher na Capital. 

“Em março, abril e maio a redução foi muito grande. Quando as ruas estão livres, as pessoas correm mais e acabam colidindo em postes, árvores, caçambas, muros. Eles perdem o controle”, afirma Ivanise Rotta quanto ao registro de acidentes durante o período.  

 

FISCALIZAÇÃO

No ano passado, em razão das medidas tomadas com o objetivo de diminuir a contaminação pelo coronavírus, como o toque de recolher, as fiscalizações foram mais intensas. De acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, 197 blitz foram realizadas, inclusive de Lei Seca, o que diminuiu ainda mais o número de circulação de pessoas não habilitadas e condutores sob efeito de álcool.

Ainda de acordo com informações do BPMTran, foram realizados ainda 38 mandados de prisão de foragidos da justiça, duas armas de fogo foram apreendidas, 18 veículos produtos de roubo ou furto foram recuperados e 984,7 kg de substâncias entorpecentes, produtos de contrabando, foram apreendidos pela Polícia Militar de Trânsito em Campo Grande.  

“As ações de trânsito, tais como a Lei Seca e as blitz nos bairros, terão continuidade durante todo este ano, mesmo com a pandemia. Sempre com o objetivo primordial de trazer mais segurança ao trânsito da Capital”, finaliza Marcelo Cansanção.

 

ESTRADAS FEDERAIS

Nas rodovias federais, 2020 registrou um total de 1.539 acidentes, número 7% maior que o de 2019, e o número de mortes aumentou em 12% se comparado com o ano anterior. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Tércio Baggio, as oscilações em uma faixa de 10% costumam ser rotineiras no balanço anual.

“Esse ano [2020] torna-se mais difícil ainda comparar com qualquer outro. Tivemos momentos de forte queda na circulação de veículos em razão da pandemia, chegando perto de 40%. Por outro lado, isso parece ter gerado uma espécie de ‘demanda represada’ por viagens, e houve feriados com registros de congestionamentos raros de se ver”, explica o inspetor.

Tags

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).