A segunda dose da vacina contra Covid-19, Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo e pela Sinovac, na China, continua atrasada para milhares de pessoas em Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, a segunda dose da AstraZeneca é adiantada e garantida no Estado.
Após solicitação do Ministério da Saúde, parte de doses da AstraZeneca encaminhada ao Estado é destinada à aplicação da segunda dose, outra parte é guardada e reservada e outra parte encaminhada para aplicação da primeira dose.
Últimas notícias
Anteriormente, havia sido solicitado pelo Ministério que as doses da AstraZeneca enviadas aos Estados fossem destinadas à aplicação da primeira dose.
Após transtornos na chegada de vacinas da Coronavac, foi recomendado que parte de doses da AstraZeneca seja destinado à segunda dose. Portanto, o tempo de intervalo de três meses entre doses é encurtado.
A espera pela dose de reforço da Coronavac chega a 45 dias para algumas pessoas. O atraso se deve à contratempos na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan.
Ao Correio do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) afirma que aproximadamente 40 mil pessoas aguardam pela dose de reforço da Coronavac em Campo Grande.
Mato Grosso do Sul recebeu o vigésimo primeiro lote com 50,9 mil doses de vacina contra Covid-19, sendo 26,4 mil da Coronavac e 24,5 mil da AstraZeneca, nesta quinta-feira (13).
Todas os imunizantes da Coronavac serão destinados à aplicação da segunda dose. Não haverá primeira aplicação.
Recomendação
O Ministério da Saúde orienta que a população tome a segunda dose mesmo atrasada para completar o esquema vacinal e garantir a proteção adequada contra a Covid-19.
O infectologista André Barbosa explica ao Correio do Estado que o atraso na aplicação da segunda dose não traz riscos à saúde da população e não diminui a eficácia da vacina.
“Não existe um prazo determinado, é possível receber a segunda dose depois de uma semana, 12 dias, 15 dias, a proteção não vai mudar, será exatamente a mesma e a pessoa será imunizada”.
Vacinômetro
A plataforma disponibilizada pela SES divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Segundo dados da ferramenta, 877.198 doses já foram aplicadas no Estado e 22,63% da população sul-mato-grossense está vacinada.
Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou no Brasil, de acordo com dados das secretarias estaduais de saúde das 27 unidades federativas.
Na Capital, 322.199 doses já foram aplicadas, sendo 244.048 da primeira e 78.151 da segunda. Com isso, 26,93% da população campo-grandense está vacinada.
Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.