Cidades

SECA

Rio Aquidauana sofre com seca e estiagem e atinge nível crítico

Estação de inverno contribui para queda nos níveis do Rio devido a seca prolongada

Dados do boletim do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) apontam que o Rio Aquidauana encontra-se em situação de estiagem, ou seja, abaixo do nível desejado.

O nível do rio vem baixando gradativamente e atinge os 1,92 metros na manhã desta segunda-feira (19) na estação telemétrica de Aquidauana. A cota desejada é de 2 metros.

Últimas notícias

Segundo dados do boletim, o rio sofre com a seca devido à escassez de chuvas desde 9 de julho. O rio alcançou 1,93 metros no domingo (18) e sábado (17).

O meteorologista Natálio Abrahão afirma ao Correio do Estado que o nível do rio Aquidauana encontra-se baixo pois o nível do Rio Negro, nascente do Rio Aquidauana, está em situação crítica.

Além disso, o volume indicado de chuva para saciar o rio não ocorre há dois anos. “O nível baixo do rio também prejudica a navegação e pesca”, disse.

O nível do rio encontra-se favorável nas estações telemétricas de Palmeiras, Estrada MT-738 e Miranda.

A estação de inverno contribui para queda no nível dos rios devido à seca prolongada e falta de chuvas. 

A estação teve início em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul.

Comparação

O nível do rio ameaçou a transbordar em janeiro devido ao excesso de chuvas por conta da estação de verão. 

Relatório do mês de janeiro indica que o nível do rio se manteve alto entre os dias 20 e 25 de janeiro. O nível recorde ocorreu em 22 de janeiro, quando o rio alcançou 7,74 metros na estação telemétrica de Aquidauana. 

Em 20 de janeiro atingiu os 6,03 metros; 6,53m em 21 de janeiro; 7,74m em 22 de janeiro; 7,56m em 23 de janeiro, 7,08m em 24 de janeiro e 6,37m em 25 de janeiro.

Relatório do mês de fevereiro demonstra que o nível do rio esteve em estado de alerta devido às cheias.

O rio atingiu 6,89m em 17 de fevereiro; 7,24m em 18 de fevereiro e 6,49m em 19 de fevereiro.

Os dados demonstram que o nível do rio desceu cerca de 403% em seis meses.

Assine o Correio do Estado

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).