Cidades

armados

Agentes da Guarda Municipal de Corumbá poderão ter arma de fogo

De acordo com o prefeito, o armamento dos guardas vai garantir mais segurança para a população

Alex Nantes

10/10/2021 - 16h44

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Corumbá, a 426 de Campo Grande, estão habilitados a ter arma de fogo, de propriedade da Guarda ou de uso pessoal. 

A medida aconteceu devido a entrega do novo Documento de Identidade Funcional (DIF) à 37 agentes do município, o que permite que os guardas tenham o porte de arma.

De acordo com o prefeito, a entrega do documento mostra o processo de valorização que a gestão tem com os agentes, por conta do trabalho realizado na cidade. 

“Acredito que o armamento da Guarda Municipal é uma segurança para os guardas municipais e para nossa população. Vamos continuar investindo”, disse o chefe do executivo. 

Últimas notícias

A entrega aconteceu na última sexta-feira (8), no município. A guarda Roberta Gonçalves Escobar, que estava no local representando os outros agentes, disse que a ação dará mais segurança para a população.

“É um marco para a Guarda Civil de Corumbá. O porte de armas vai nos trazer mais segurança e levar mais segurança para a nossa sociedade”, disse.

Além disso, outros cinco guardas municipais poderão receber o certificado que habilita o porte de arma de fogo, ainda neste ano, chegando a 21% do efetivo total. 

De acordo com a prefeitura, o DIF segue diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul.

Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a liminar do ministro Alexandre de Moraes, de 2018, na qual suspendia dois artigos do Estatuto do Desarmamento. 

Na ocasião, foi liberado a posse de arma de fogo para todos. Os guardas das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes tinham autorização para andar armados durante o trabalho e nos momentos de folga. 

Quem trabalhava em municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil pessoas só poderia usar armamento em serviço. Nos lugares com menos de 50 mil habitantes, o porte era totalmente proibido.

Assine o Correio do Estado

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).