Cidades

COVID-19

"É mais contagiosa, mas não tem letalidade muito grande", diz Resende sobre Ômicron

Secretário de Saúde disse que estudos apontam casos leves em pessoas vacinadas

Mato Grosso do Sul ainda não tem casos confirmados da variante Ômicron, da Covid-19, mas a circulação da nova cepa no País, com seis casos confirmados, preocupa as autoridades de saúde, que apostam na vacinação como uma forma de conter novos casos.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse, nessa segunda-feira (6), que as pessoas que não se vacinaram abrem espaço para que o vírus sofra mutações, como tem ocorrido.

Ele afirmou ainda que estudos apontam que a Ômicron não tem caráter muito severo nas pessoas que já estão imunizadas.

Mesmo quando infectadas, elas têm apresentado casos mais leves da Covid-19, segundo o secretário.

Ele ressaltou, no entanto, que é necessário manter os cuidados de prevenção, como uso de máscara e distanciamento social, pois a variante é nova e ainda há estudos em andamentos.

“É importante verificar os estudos que estão sendo feitos. Até agora, os indicativos é de que a Ômicron não tem maior agressividade, ela é mais contagiosa, mas não tem letalidade nem agressividade muito grande”, disse.

Resende disse ainda que a vacinação e medidas preventivas devem ser tomadas para evitar uma quarta onda de Covid, como tem ocorrido em países da Europa.

“A chamada quarta onda é originada dos não vacinados, que estão contaminando os que se vacinaram”, afirmou.

O secretário de Saúde fez um apelo para que as pessoas que ainda não tomaram a vacina procurem um polo de vacinação.

Além da primeira dose, ele ressalta a importância de se completar o ciclo vacinal, com a segunda e terceira dose.

Ômicron

A variante Ômicron foi detectada pela primeira vez na África do Sul, no fim de novembro, e foi classificada como uma Variante de Preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nova versão do agente infeccioso vem chamando a atenção de especialistas pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas.

Nos últimos dias, a ômicron já foi detectada em todos os continentes e a porção sul da África concentra a maioria dos casos.

Conforme a OMS, a classificação como varineta de preocupação exige importantes ações por parte dos governos, como o compartilhamento de sequências de genoma; a comunicação de casos e mutações; e a realização de investigações de campo e de análises laboratoriais para melhor compreender os impactos, a epidemiologia, a severidade e a efetividade de medidas de saúde pública.

Tags

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).