Convivendo há anos com reformas e atrasos no cronograma de obras, os moradores do Bairro Nova Lima terão de aguardar mais 12 meses pela conclusão da pavimentação. Com diversas frentes de trabalho de drenagem – obras de controle de enchentes –, a malha asfáltica na região, que teve início em 2016, deve terminar apenas no fim de 2023, completando sete anos de execução.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), a infraestrutura do Bairro Nova Lima é um projeto complexo, que envolve a execução de 28 km de pavimentação, 2,5 km de recapeamento e 10 km de drenagem, com uma bacia de contenção para 40 milhões de litros.
Outras intervenções que foram feitas no bairro também influenciaram no cronograma. “Paralelamente às obras de pavimentação, está sendo feita a expansão da rede de esgoto. Mesmo assim, está dentro do cronograma de 18 meses”, de acordo com a Sisep.
De acordo com o Portal Mais Obras, da Prefeitura de Campo Grande, nas cinco frentes de trabalho de pavimentação no Bairro Nova Lima foram investidos R$ 95.809.318,00.
Conforme o portal, apenas a primeira obra da etapa A, iniciada em 2016, no valor de R$ 22.911.115, está concluída.
O Correio do Estado percorreu, na semana passada, as ruas onde estão sendo realizadas as obras. Morador do bairro há 32 anos, o motorista José Soares da Silva, 53 anos, relatou que, apesar da importância do recapeamento, a demora na execução interfere no ir e vir das pessoas.
“Deixam o buraco aberto na rua, chove e fica uma lama que dificulta o trânsito aqui. Eu mesmo sou prova disso, esses dias fui visitar minha filha e meu carro atolou na esquina, onde acontecem as obras”, afirmou.
Há décadas morando no bairro, José Soares já está cansado de esperar pela pavimentação das ruas. “Vi pessoas aqui na vila que morreram esperando pelo asfalto, que já era para ter sido feito há muito tempo. Vários prefeitos e políticos prometeram, mas nada foi terminado durante todo esse período”, reiterou.
Em conversa com os moradores Geraldo Caetano, 66 anos, e Mathias Antônio de Souza Oliveira, 45 anos, apesar de alguns transtornos com as obras no bairro, a espera pelo recapeamento é tanta na região, que as intervenções nas ruas não são um problema para eles.
“Tem um pouco de transtorno para os moradores, mas aqui é para uma coisa melhor futuramente, então as obras são passageiras”, disse Mathias.
“Estamos há muito tempo esperando, desde quando eu comprei terreno e vim para cá. Agora eu acho que finalmente o asfalto sai, para trazer melhoria”, complementou Geraldo Caetano.
Desde 1979 no bairro, Alcides Pereira da Silva, que é serralheiro e tem 63 anos, é testemunha do crescimento do Bairro Nova Lima e afirma que, apesar do claro avanço na região, a falta de infraestrutura básica fez com que os primeiros moradores do bairro sofressem bastante com a falta da pavimentação.
“O principal problema nas ruas do bairro sempre foram as erosões, sem o asfalto e com as ruas com terra arenosa. Aqui é propenso a erosões, esse é um dos grandes problemas que temos”, esclarece o idoso.
Alcides chegou à região quando ainda não havia iluminação pública, água encanada e ponto de ônibus, na época em que tudo era “mato”.
“Quando cheguei aqui, nem previsão de asfalto tinha, mas há pelo menos 20 anos sempre temos a expectativa de início de obras com as promessas de políticos, mas não faziam. Agora temos a esperança de que desta vez será feito”, declara Alcides.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) afirmou, em relação aos buracos que interferem no fluxo de veículos e de pessoas no bairro, que “estas intervenções trazem intercorrências em períodos chuvosos e, por orientação da prefeitura, as empreiteiras estão procurando mitigar as ocorrências”.
INTERVENÇÕES
As obras das últimas duas etapas de pavimentação do Bairro Nova Lima (C e D), iniciadas no início deste ano, estão com as frentes de serviço de terraplanagem, drenagem e implantação de um piscinão cuja capacidade é de reter 15 milhões de litros de água dentro do Parque Cônsul Assaf Trad.
Trechos das ruas Celina Baís Martins, Firmo Cristaldo, John Kennedy e Professora Antônia Capilé já foram asfaltados e começaram a receber meio-fio.
Na Rua Antônia Capilé, foi iniciada a drenagem na 3ª pista da Avenida Cônsul Assaf Trad, que será estendida da Rua Alfredo Borba até a Rua Lino Villacha, via de acesso ao Hospital São Julião.
Quando esse novo trecho ficar pronto, será possível sair do Jardim Columbia e chegar à Rua Jacinto Máximo Gomes, perto do Cemitério do Cruzeiro, pela terceira pista.
As etapas C e D de obras em andamento no Bairro Nova Lima abrangem o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Mascarenhas e Lino Villacha.
O projeto prevê a execução de 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento. Serão asfaltadas 29 ruas e recapeadas outras 6.
Desde 2016 em obras, o bairro Nova Lima recebeu 54 km de pavimentação, abrangendo as duas etapas, e a construção dos conjuntos habitacionais Oscar Salazar, José Tavares e Parque Iguatemi.
BACIA DE RETENÇÃO
No Parque Cônsul Assaf Trad, também está em processo de construção, com intensa movimentação de caminhões, uma bacia de retenção na qual deságua a enxurrada que desce do Nova Lima antes de cair em um dos braços do Córrego Botas.
O material retirado dali e do piscinão em construção nos altos da Avenida Mato Grosso será usado para conter o processo de erosão no local, onde há também um lago de estabilização.
As águas pluviais vão descer do Nova Lima até o piscinão no parque por uma rede de drenagem, que terá um ponto de travessia na Avenida Cônsul Assaf Trad, perto de um shopping.
Segundo a Sisep, sem a drenagem, a enxurrada ocasionada pelas chuvas espalha sedimentos (areia e pedra) até o Jardim Anache, bairro vizinho.
Ruas que serão asfaltadas no bairro
Lourenço Veiga; Cláudio Manoel da Costa; Avenida Cândido Garcia Lima; Alberto da Veiga; dos Pracinhas; John Kennedy; Professora Antônia Capilé; Alcebíades Barbosa; Abdar Nassar; Agenor Pinto; Jaime Cerveira; Albertina Pimentel; Júlio Baís; Bertolino Cândido; Monte Alegre; Haroldo Pereira; Rua Lateral; Padre Antônio Franco; Firmo Cristaldo; Celina Baís Martins; Henrique Barbosa Martins; Helena Baruk; Narciso Dias; Alexandrino Alencar; Amambai; dos Poetas; Capitólio; e trecho da Rua Purus. Além do recapeamento das ruas Lino Villacha, Narciso Dias e Urariocara.