Cidades

Violência

Campo Grande: Assassinatos e feminicídios elevam mortes violentas em 15%

De 2021 para o ano passado, mortes de mulheres por sua condição feminina saltaram de 2 para 12; homicídios dolosos, de 131 para 153; veja mais estatísticas

Eduardo Miranda

20/07/2023 - 17h47

As mortes violentas intencionais, estatística que agrega os homicídios dolosos, latrocínios (mortes durante assaltos), feminicídios, mortes de policiais em confronto, e mortes decorrentes de intervenções policiais, tiveram um incremento de 15,6% em Campo Grande em 2022, quando comparada com o ano anterior.

As informações estão no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, com base em estatísticas oficiais. 

Em 2021, conforme o anuário, foram 131 mortes violentas intencionais na capital sul-mato-grossense, enquanto no ano passado, o número subiu para 153. 

A alta nas mortes violentas intencionais, em uma análise dos componentes da estatística, foi puxada pelo aumento nos homicídios e nos feminicídios. As quantidades de latrocínio e de mortes decorrentes de intervenções policiais mantiveram-se estáveis, indica a estatística. 

Quando se trata apenas de homicídios dolosos (em que o autor tem a deliberada intenção de assassinar a vítima), os casos suibiram de 123 em 2021 para 147 no ano passado. 

Em termos absolutos também houve uma disparada dos assassinatos de mulheres em condições do gênero dela, o feminicídio. Explicando: este tipo penal se refere a situações em que a mulher é assassinada devido a sua condição feminina, como em um relacionamento, no ambiente familiar, entre outras situações em que ela é coagida somente por ser mulher. Estes crimes pularam de dois registros em 2021, para 12 em 2022. 

O volume de latrocínios, as mortes ocorridas durante assaltos, mantiveram-se estáveis. Foram seis em 2021 e também em 2022. 

Mato Grosso do Sul

Enquanto na Capital houve aumento no número de mortes violentas, quando se analisa as estatísticas de todo o Estado, o que se vê é uma estabilidade. A variação percentual foi de -0,2. Foram 511 mortes violentas intencionais em 2021 no Estado, contra 515 em 2022. 

Em números absolutos, houve aumento no total de homicídios: de 486 para 496. Os latrocínios caíram de 14 para 13, as lesões corporais seguidas de morte caíram de 11 para seis.

No comparativo entre 2021 e 2022 não houve policiais mortos em confronto no Estado. As mortes decorrentes das intevenções policiais caíram de 53 para 45.

Assine o Correio do Estado

OPERAÇÃO INFILTRADOS II

Polícia Civil investigava suspeita de desvio de drogas há quatro meses

Corregedoria-Geral já havia instaurado inquérito policial e procedimento disciplinar antes da operação deflagrada nesta quinta-feira (5)

05/11/2026 14h33

Polícia Civil afirma que suspeitas investigadas na Operação Infiltrados II já eram apuradas pela Corregedoria-Geral há cerca de quatro meses

Polícia Civil afirma que suspeitas investigadas na Operação Infiltrados II já eram apuradas pela Corregedoria-Geral há cerca de quatro meses Divulgação

Continue Lendo...

Cidades

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

A população poderá esclarecer dúvidas sobre doações de imóveis, inventários, partilhas, entre outros

05/11/2026 14h27

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).