Cidades

Cidades

Incêndios em Mato Grosso do Sul concentram 84% dos focos em Corumbá e Ladário

Além dos dois municípios, fogo está com registros em Aquidauana e Porto Murtinho

Rodolfo César

21/06/2024 - 18h44

A chegada do inverno causou períodos mais secos e as temperaturas máximas seguem acima dos 30º C. Essas condições contribuíram para favorecer os incêndios florestais no Pantanal e o fogo registrado em Mato Grosso Sul concentra-se no município de Corumbá nesta sexta-feira (21).

Os dados INPE mostraram que 84,2% dos focos estavam na Capital do Pantanal e também com efeito para Ladário. Eram 170 focos para essa região pantaneira.

As outras cidades com registros de focos de incêndio eram Porto Murtinho (28 focos, 13,9%) e Aquidauana (4 focos, 2%). Em todo o Pantanal, foram registrados 202 focos.

Um incêndio de grande proporção na frente de Corumbá e Ladário vem causando muita fumaça para as duas cidades desde o dia 20 de junho. Esse fogo está na outra margem do rio Paraguai e representa uma linha de ao menos 1 km de extensão.

Nesse local, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e o Prevfogo/Ibama estão realizando combates. Ainda houve o uso de aeronave dos Bombeiros nesta sexta-feira (21), mas as chamas não foram extintas.

O risco desse fogo pular o rio Paraguai, que tem cerca de 10 metros entre uma margem a outra, gerou alerta na comunidade da APA Baía Negra. Nesse local, há dezenas de famílias e houve uma reunião emergencial para ser traçado um plano de ação. A discussão sobre as atividades ocorreu neste dia 20.

Dentro da APA Baía Negra há uma brigada voluntária, formada por moradores e que passou por treinamento do Prevfogo/Ibama e dos Bombeiros. Nessa reunião, foi identificado os recursos materiais e humanos disponíveis para o combate.

"A brigada foi formada há 6 anos por instrutor do Prevfogo/Ibama e conta com 14 integrantes. Atualmente temos em nosso almoxarifado todo material necessário para atuar como bomba de água costal, abafadores, sopradores, machete, além de rádio comunicador, óculos e lanternas, e estamos para entrar em ação", comentou Virginia Paes, moradora da comunidade e comandante da Brigada de Incêndio da APA Baía Negra de Ladário.

Além dos ajustes operacionais, houve o comprometimento que a equipe da brigada voluntária conversa com a população sobre a necessidade de conscientização com relação ao uso do fogo na região. Por conta da estiagem e vegetação seca, qualquer uso pode causar um incêndio grave.

“A equipe definiu um plano de comunicação, revezamento e conscientização para garantir que nesse período de estiagem antecipada, com diversos focos de incêndios em todo o Pantanal, os moradores e visitantes da APA Baía Negra possam ter segurança", explicou Márcio Cavasana, o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que é também o Presidente do Conselho Gestor da APA Baía Negra.

 

 
 

DRAMA

Bombeiros retiram S-10 do Rio Ivinhema, mas condutor segue desaparecido

Veículo foi retirado neste sábado (7), seis dias depois de afundar com um casal a bordo. O corpo da mulher foi resgatado um dia após a fatalidade

07/11/2026 15h58

Bombeiros tiveram de utilizar dois tratores de alta poténcia para conseguir retirar a caminhonte de dentro do rio

Bombeiros tiveram de utilizar dois tratores de alta poténcia para conseguir retirar a caminhonte de dentro do rio site Vale do Ivinhema

Continue Lendo...

JUSTIFICATIVA

Qualidade do tapa-buraco é principal motivo para abertura de CPI

Investigação do Legislativo Municipal foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (06) e tem previsão de duração de 120 dias

07/11/2026 12h30

Buracos são vistos aos montes nas sete regiões de Campo Grande

Buracos são vistos aos montes nas sete regiões de Campo Grande Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).