Cidades

Cidades

Confronto entre garimpeiros e PRF deixa cinco mortos

Ataque aconteceu na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso

Servidores do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram alvos de um ataque a tiros na madrugada deste sábado (28/9) durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso, que começou na última segunda-feira (23/9).

Conforme informações divulgadas pelo Governo Federal, o confronto resultou na morte de cinco garimpeiros, que foram baleados no local.  Foram apreendidas seis armas com os criminosos: um fuzil 556, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições, miras refletivas e carregadores.

A operação, que conta com o apoio de três aeronaves, já destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá carregadeira, seis motos, 25 acampamentos e cerca de 5 mil litros de combustíveis.

Na última segunda-feira (23) pelo menos quatro pessoas morreram e uma ficou ferida numa disputa entre grupos criminosos que operam garimpos na TI Sararé.

Com 67 mil hectares, a TI Sararé, habitada por vários grupos Nambiquara, enfrenta intensa degradação devido ao garimpo ilegal, que já destruiu mais de 1,9 mil hectares desde 2021. Desde 2023, o Ibama já destruiu aproximadamente 200 escavadeiras na região.

Assine o Correio do Estado

 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).