Cidades

Cidades

Vencedor do Nobel é parceiro de pesquisa realizada em universidade de MS

O INTC-Bioinspir já desenvolveu duas moléculas com a tecnologia de David Baker: uma utilizada em creme anti-idade e outra utilizada para tratamento de mastite bovina

Alanis Netto

21/10/2024 - 09h45

O estadunidense David Baker foi laureado, ao lado de Demis Hassabis e John M. Jumper, com o Prêmio Nobel 2024 em Química. O trio conseguiu criar proteínas que não existem na natureza, pesquisa que abriu novas fronteiras para a biotecnologia. O anúncio foi feito pela Academia Real das Ciências da Suécia no dia 9 de outubro.

Baker é professor de bioquímica e diretor do Institute for Protein Design da Universidade de Washington, e inovou ao fazer um trabalho de design computacional que projeta as proteínas e é capaz de prever suas estruturas tridimensionais.

O método pioneiro desenvolvido por Baker é uma das diversas ferramentas utilizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.

O INCT tem como foco pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos “inspirados” em moléculas existentes na natureza, a partir de partículas encontradas na fauna e na flora brasileira.

Na chamada bioinspiração, os cientistas analisam nessas partículas os genomas, proteomas e afins, e redesenham as moléculas utilizando técnicas de bioinformática que podem ter inteligência artificial, algoritmos genéticos, entre outras. 

Através da ferramenta, o INTC-Bioinspir criou um banco de dados de peptídeos com milhares de informações sobre plantas, animais e microrganismos, principalmente do Pantanal e do Cerrado, que serve como base para diversas pesquisas em andamento.

Até o momento, duas moléculas resultaram em produtos viáveis. Uma é o "peptídeo anti-idade", que aumenta a reparação de danos ao DNA em células, impedindo-as de "causar envelhecimento", o que reduz a idade biológica da pele. Atualmente, ele é utilizado em um creme da startup brasileira One Skin.

“O produto criado pelo nosso grupo de pesquisa, junto com a One Skin, é um dos primeiros do mundo baseados em peptídeos. A ideia foi criar um ‘míssil teleguiado’ com o peptídeo para atingir diretamente as células senescentes, características do envelhecimento, que tiram a flexibilidade na nossa pele. A molécula entra em contato com a pele e destrói apenas as células consideradas ruins”, explicou o doutor e pesquisador que coordena os trabalhos no Bioinspir, Octávio Luiz Franco.

A segunda molécula que está sendo utilizada serve para o tratamento de mastite bovina, uma doença que causa a inflamação do tecido da glândula mamária das vacas, e que provoca prejuízos econômicos na indústria de laticínios, já que reduz a produção e a qualidade do leite. O produto está sendo desenvolvido em parceria com a OuroFino Saúde Animal.

Além destas, outras pesquisas estudam cicatrizantes para pets e humanos, moléculas para produção de frango, infecção hospitalar, resposta imune, cosméticos inteligentes e proteínas inteligentes.

INCT - Bioinspir

Estruturado em um tripé básico de desenvolvimento de tecnologia, geração de produtos e formação de pessoal, o instituto conta com mais de 200 pesquisadores de 20 países trabalhando em conjunto.

O INCT conta apoio do Governo do Estado, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) para o desenvolvimento de tecnologias que impactam, principalmente, nas cadeias produtivas de proteína animal, colocando Mato Grosso do Sul na vanguarda da pesquisa para produção de alimentos seguros e sustentáveis.

Também participa do projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O Bioinspir mostra o poder da ciência colaborativa, trabalhada em rede, e coloca Mato Grosso do Sul no centro da pesquisa mundial.  A bioinspiração mostra que as soluções estão na natureza e o Governo do Estado, via Fundect, vai investir ainda mais porque vemos nestas pesquisas um futuro para o país e para o Estado”, destaca Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect. 

Assine o Correio do Estado. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).