Em mais um dia de folia os sul mato-grossenses podem se preparar para o calor, pois as temperaturas podem chegar a até 33° em Campo Grande e 38°C em Corumbá, é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo as previsões, as temperaturas seguem elevadas, e atinge os 36ºC em Coxim, Bonito, Jardim, Dourados e Três Lagoas, municípios que podem contar com pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.
Na porção norte do Estado, Costa Rica pode registrar temperatura mínima de 20ºC, enquanto a máxima deve chegar à casa dos 35ºC, condições vistas em Chapadão do Sul, município distante cerca de 50 km da Capital, onde a máxima fica em torno dos 33ºC.
Em Ponta Porã, próximo à fronteira com o Paraguai, a mínima fica em torno dos 22ºC com temperatura máxima de 35ºC. Já em Cassilândia, a temperatura mínima atingiu os 21ºC com máximas de 32ºC no decorrer do dia.
Neste sábado (15), algumas cidades do Estado registraram as temperaturas mais elevadas de todo o país.
Conforme o Inmet, o município de Sete Quedas registrou máximas de 37,1ºC, em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 37ºC, temperatura similar a de Água Clara (36,9ºC).
Além destes, os municípios de Amambai (36,4°C), Bataguassu (36,4°C), Rio Brilhante (36,2°C) e Itaquiraí (36,1°C) também apareceram entre as maiores temperaturas do país.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo quente e seco requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira as recomendações:
- Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
- Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
- Usar protetor solar
- Beber muita água
- Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
- Não fazer refeições pesadas proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
- Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado